Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita técnica à Usina Termelétrica Âmbar Energia promove formação prática de estudantes de Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 13h24 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 13h24 | Acessos: 1688

Visita Técnica Usina Termelétrica Âmbar Energia 2 1Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram de uma visita técnica à Usina Termelétrica de Cuiabá (MT), da Âmbar Energia. A atividade ocorreu no dia 4 de dezembro, e proporcionou aos alunos uma experiência direta com o funcionamento de uma planta industrial de grande porte, referência regional na geração de energia elétrica a partir do gás natural.

A viagem permitiu que os estudantes observassem, na prática, etapas reais de geração de energia, como combustão, transferência de calor, geração de vapor, expansão em turbinas e processos de controle ambiental. Responsável pela atividade, a Professora Maysa Vera Matos destacou a importância da vivência técnica ao afirmar que “integra teoria e prática, permitindo que os estudantes visualizem processos reais de geração de energia e compreendam o papel das termelétricas na matriz energética brasileira”.

A atividade fortalece a aprendizagem em disciplinas essenciais para o Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, como Termodinâmica, Máquinas de Fluxo, Processos Industriais, Fenômenos de Transporte e Gestão Ambiental. Além disso, aproxima o IFRO do setor energético regional, ampliando o diálogo com empresas e promovendo futuras oportunidades de estágio, pesquisa aplicada e parcerias institucionais.

A visita também incentivou a análise crítica sobre sustentabilidade e eficiência energética, ao permitir que os participantes observassem medidas de controle de emissões e boas práticas ambientais adotadas pela usina. Outro resultado esperado é a produção de relatórios técnicos e materiais acadêmicos que poderão subsidiar projetos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e ações de extensão.

Segundo a Professora Maysa, proporcionou-se aos participantes formação tecnológica sólida, sustentável e alinhada às demandas do mercado de trabalho. A experiência, segundo ela, contribui diretamente para a qualificação prática dos estudantes, por meio do ensino aplicado e da aproximação com polos industriais estratégicos da região.

  • Visita_Técnica_Usina_Termelétrica_Âmbar_Energia_01
  • Visita_Técnica_Usina_Termelétrica_Âmbar_Energia_2_1
  • Visita_Técnica_Usina_Termelétrica_Âmbar_Energia_2_2
 

Fim do conteúdo da página