IFRO certifica Operadores de Trator e Máquinas Agrícolas pelo Projeto Cidadania Plena em Ariquemes
Produtores rurais do município de Ariquemes, em Rondônia, receberam certificados de conclusão do Curso de Operador de Trator e Máquinas Agrícolas, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Projeto Cidadania Plena.
A cerimônia ocorreu no dia 6 de abril na sede da Associação dos Produtores e Distribuidores de Leite (APRODIL), que tem como presidente o produtor rural Adeir de Souza.
A formação foi ministrada pelo Professor Daniel Alves e beneficiou diversos produtores Rurais, qualificando a mão de obra para atender às demandas da região e fortalecer a agricultura familiar. O curso combinou aulas teóricas e práticas, abrangendo o uso de implementos e o manuseio adequado dos equipamentos, sempre com o suporte do ministrante. Além disso, foram abordadas orientações essenciais para a prevenção de acidentes no campo.
Para a comunidade do campo, o Cidadania Plena já levou outros cursos, como o de Plantio do Capim Capiaçu (capim-elefante) para a nutrição animal e o Cordeiro de Rondônia destinado à produção e comercialização de carne ovina em diferentes municípios de Rondônia.
Segundo Miralba Uchôa, Coordenadora-Geral do Projeto Cidadania Plena, o curso combina aulas teóricas e práticas, abrangendo o uso de implementos e o manuseio adequado dos equipamentos, sempre com o suporte do professor ministrante. Também são abordadas orientações essenciais para uma atuação preventiva a riscos.
Cidadania Plena
O projeto Cidadania Plena é executado com recursos de emenda parlamentar na ordem R$ 5 milhões, proposta pela Deputada Federal Sílvia Cristina, em parceria com o IFRO Campus Ji-Paraná. Os recursos são destinados ao apoio de entidades que atuam em áreas como agricultura, educação, saúde, assistência social, esporte e cultura.
O macroprojeto institucional tem vigência até 2027, tendo entre seus objetivos: promover capacitação profissional por meio de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para instituições de assistência social; adquirir máquinas e implementos e instruir o uso, para fortalecer e incrementar as cadeias produtivas das associações rurais; compra de veículos adaptados para atender as associações que transportam pessoas com necessidades específicas; e aquisição de equipamentos para as associações de esporte e pessoas privadas de liberdade.
Redes Sociais