“Integra Arte: Cores, Movimento e Música na Comunidade” do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ji-Paraná inicia envolvendo público interno e externo

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 17h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 17h27 | Acessos: 47

turma de violaoO Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (NAC/IFRO), Campus Ji-Paraná, iniciou o Projeto Integra Arte: Cores, Movimento e Música na Comunidade. São 56 vagas distribuídas entre os cursos de Instrumento Musical e de Artes Visuais, que estão sendo realizados pela comunidade interna e externa do campus. A ideia é promover a integração artística entre os estudantes com produções cênicas, visuais e musicais por meio do Núcleo de Arte e Cultura.

As atividades começaram no dia 18/09/2024, com oficinas e cursos. São Aulas de Instrumento Musical: Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Violão. E Encontro e Oficinas de Artes Visuais: Desenho, Pintura e Pintura Mural (grafite). Para as aulas de Violino, Viola e Violoncelo a ministrante é a aluna e Bolsista do NAC, Jaqueline Inacio Azevedo. Para as oficinas, cursos e encontros entre os artistas visuais, há colaboração de artistas locais: Otavio Miguel Chaves de Sousa (Artista Cênico e Visual, Mestre em Criação Artística Contemporânea e Coordenador da Auá Coletivo Artístico), Pâmela Caliope de Barros (Artista Plástica) e Jonatas Diogo Antunes (Artista Visual).

O projeto busca promover a universalidade nas artes, abrangendo diversas linguagens artísticas e beneficiando todos, independentemente de crença, raça, sexo ou classe social. Seu objetivo é democratizar o acesso à cultura e descentralizar as manifestações culturais na comunidade e entre os estudantes do IFRO. Segundo os coordenadores da ação, a integração de diferentes formas artísticas, como a música e artes visuais, é fundamental para o desenvolvimento cultural e intelectual.

Fernando Ferreira Pinheiro, Professor de Música e Coordenador do NAC e do Projeto Integra Arte, explica que “o projeto propõe a oferta de oficinas de instrumentos musicais, prática em conjunto, princípios básicos para violão e prática coletiva, além de promover encontros entre artistas visuais do desenho, da pintura e do grafite. Também visa a formar uma banda de música popular e uma camerata de cordas. A proposta é inclusiva e aberta a todos que desejam iniciar um curso em uma das linguagens artísticas oferecidas pelo projeto”.

Aluna do 1º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Iasmin Tinello Carvalho diz estar gostando muito da proposta do projeto, “sempre quis aprender violão e eu não tinha condições, então o curso foi como uma porta aberta para mim e estou amando essa oportunidade".

Valdete Freitas (comunidade externa) comenta que também sempre teve muita vontade de aprender a tocar violão. “Mesmo com a minha idade já avançada os dedos já estão duros e não tenho muita facilidade para tocar. Porém, tenho muita vontade de aprender e esse projeto é muito importante para as pessoas que não têm condições de pagar aulas. É uma oportunidade única, que vai ajudar muitas pessoas”.

Andressa, aluna do 2º B do Curso Técnico em Química, acrescenta: “eu sempre tive o desejo de participar da banda desde a minha entrada no IFRO, eu estou tendo uma ótima experiência e gosto muito de poder participar, eu tenho um apego muito grande na área da música e isso me ajuda a ter mais experiência na área e é algo que eu gosto bastante”.

Já Giovanna Cezario Silva, aluna do 1º B do Técnico em Química e inscrita no projeto integra arte na linguagem visual, fala que “participar da experiência com as tintas é muito gratificante, estou amando aprender com os artistas de Ji-Paraná”.O projeto

O “Integra Arte: Cores, movimento e música” é uma iniciativa que busca promover o acesso à arte de maneira abrangente, oferecendo oficinas de Arte Visuais, de Instrumento Musical e Prática em conjunto. São ofertadas oficinas de instrumento de cordas friccionadas (violoncelo, violino e viola). Curso de Violão. Encontro entre artistas visuais. E Formação da Banda do Campus Ji-Paraná (Guitarra, violão, baixo, teclado e bateria). As vagas são direcionadas para a comunidade interna e externa, incluindo pessoas em vulnerabilidade social e ambiental e estudantes de escolas públicas do município de Ji-Paraná.

Dentro do projeto, o Campus Ji-Paraná tem firmado o compromisso de apresentar os produtos e serviços oferecidos à sociedade por meio de uma educação pública de qualidade. O período de realização é de setembro a dezembro de 2024.

• Estudantes_de_Cordas_Fricionadas
  • Experiencia_com_a_tinta