Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Membros do NEABI do Campus Ji-Paraná têm trabalhos aprovados no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 15h42 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 16h02 | Acessos: 376

Campus Jipa Neabi Connepi 9

Estudantes e professores vinculados ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO/Ji-Paraná) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná, tiveram 4 trabalhos aprovados para serem apresentados na décima quarta edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI), que será realizado de 27 a 29 de agosto de 2024 e organizado pelo Instituto Federal do estado do Pará (IFPA), com a temática "Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros".

O Neabi/Ji-Paraná tem seu trabalho voltado para ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil e estruturado com base na Lei 10.639/2003 e, também nas questões indígenas, Lei 11.645/2008, com diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos direitos humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, em Rondônia e, em particular, no IFRO Campus Ji-Paraná.

 O primeiro dos estudos aprovados é intitulado: “Celebrar e não competir: a Mostra Fotográfica das Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná/RO”, resultado de projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes Vinícius Inácio de Cristo, Camila Vitória Rodrigues Campos vinculado ao Neabi/JIPA, com o objetivo de refletir sobre as práticas esportivas dos indígenas no contexto de Rondônia e proporcionar instrumentos de visibilidade e empoderamento destes povos diante dos não indígenas, por meio de uma mostra fotográfica. A ação desenvolvida possibilitou a associação entre signo e significado presente no referencial fotográfico, de modo a permitir o diálogo empático entre os sujeitos sociais e a interação social para a valorização da cultura indígena e amenizando relações de exclusão constituídas equivocadamente pelo processo de colonização, que por muitos séculos vem desconsiderando as formas de ser e fazer dos povos indígenas.

Com o tema “Desafios e avanços da monitoria de auxílio à aprendizagem dos estudantes indígenas no Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná”, o estudante e monitor Nelton Luís de Oliveira, com a coordenação da Professora Mônica Apolinário, faz uma análise que identifica a efetividade do Programa de Monitoria implementado para auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos estudantes indígenas no IFRO Campus Ji-Paraná. O estudo é relevante por diagnosticar a realidade educacional oferecida aos estudantes indígenas, na unidade de Ji-Paraná, e a partir dela promover ações de inclusão e equidade para a garantia da permanência e êxito. O estudo tem foco nas ações desenvolvidas pelo Neabi/JIPA para a efetivação de um pertencimento acadêmico que evite a evasão, garanta uma boa formação e que melhore os indicadores de ensino-aprendizagem, proporcionando a permanência e o sucesso de estudantes indígenas.

Também está aprovado o trabalho “A atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas do IFRO Campus Ji-Paraná (Neabi/Jipa)”, de autoria de Matheus Samasquini, Vinícius Inácio de Cristo e Mônica Apolinário, que tem como objetivo evidenciar a atuação do Neabi/JIPA na difusão de conhecimentos históricos e culturais afro-brasileiros e indígenas, e as contribuições para a promoção da equidade racial. Partindo de uma perspectiva decolonial, o trabalho aprovado aborda os caminhos trilhados pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná – Neabi/JIPA, no esforço em difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no âmbito institucional.

O estudante Ronald Oliveira Campos da Silva e a aluna egressa Kaemilli de Oliveira Fagundes apresentarão o trabalho “Cledenice Blackman: A voz ancestral antilhana que ecoa das raízes de Porto Velho”, fruto da preocupação em atuar na luta contra a invisibilidade de mulheres negras que se destacaram por reivindicar alteridade e (re)existência. O foco central deste estudo, está em determinar a importância da escrita de Cledenice Blackman como itinerário da subjetividade da cultura afro-antilhana no Estado de Rondônia, município de Porto Velho, que por muito tempo fora tida como objeto da história da branquitude. Neste caminho estabelecemos como objetivo destacar as origens étnico-raciais da autora e evidenciar elementos de pertencimento racial negro e construção histórica em sua produção. A escrita dessa autora rondoniense é relevante histórica e culturalmente, pois se constitui de temáticas de valorização da história negra antilhana em Porto Velho/RO. Comprometida com uma abordagem histórica emancipatória e de alteridade, segmentos de memória ancestral de tradição e cultura afro-antilhana que postulam o passado histórico e as experiências vividas por homens e mulheres pretas nas paragens amazônicas do Rio Madeira.

A Coordenadora do Neabi/Ji-Paraná, Mônica Apolinário, considera fundamental a promoção de encontros para reflexão e formação dos estudantes. “O CONNEPI possibilita o intercâmbio técnico-científico entre Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste, além de possibilitar discussões em várias áreas do conhecimento, em especial os conhecimentos voltados para a valorização da história e elementos culturais afro-brasileiros e indígenas”, explica a docente.

 De acordo com o estudante do Curso Técnico em Informática, pesquisador bolsista do Neabi/JIPA, Matheus Samasquini “É uma experiência nova pra mim, nunca participei de um evento nesta escala e estou feliz em participar do CONNEPI deste ano”.

  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_1
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_2
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_3
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_4
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_5
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_6
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_7
  • Campus_Jipa_-_Neabi_-_Connepi_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.