Campus Ji-Paraná retoma as atividades letivas com semana de formação para os docentes

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 10h26 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 10h26 | Acessos: 125

Campus Ji Paraná Fachada 6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, entre os dias 01 e 06 de fevereiro, realizou a Semana Pedagógica como marco do início do ano letivo de 2024. Além das reuniões administrativas e pedagógicas, a semana contou com palestras, mesa-redonda, oficinas e momentos de planejamento entre dos docentes.

A Semana Pedagógica foi iniciada no dia 01 de fevereiro com informes gerais e direcionamentos do ano letivo, coordenados pela Diretora de Ensino do campus, Luciana Cristina Pereira, que recepcionou os docentes e deu os encaminhamentos para o ano letivo que se iniciava.

Ainda no dia 1º, os docentes participaram de uma palestra em formato on-line, proferida pelo Prof. Dr. Paulo Alberto dos Santos, da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), sobre Educação Antirracista. No período vespertino desse dia, foi ministrada para os docentes a oficina sobre o App IFRO Mobile SUAP, enfatizando os recursos do aplicativo e de que maneira esses recursos podem auxiliar o docente em seu trabalho com os alunos.

Na sexta-feira, dia 02 de fevereiro, os docentes puderam participar das discussões que já vêm ocorrendo sobre a elaboração de um currículo de referência do IFRO, que auxiliará na reformulação dos PPCs dos campi, a ser iniciada neste ano. A mesa-redonda aconteceu de forma remota, tendo a Professora do IFRO Campus Calama, Sheylla Chediak, na mediação das discussões.

A Semana Pedagógica teve continuidade na segunda-feira, dia 05 de fevereiro, com reunião administrativa, coordenada pela Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta. A gestora apresentou as conquistas e desafios de cada setor administrativo que impactam diretamente no Ensino, Pesquisa e Extensão do campus. Para a Professora Letícia, “o ano de 2024 será um ano de muita prosperidade para o nosso Campus Ji-Paraná, temos desafios e mudanças pela frente. A recepção de servidores e alunos, assim como a semana pedagógica, foram momentos importantes de convivência, integração, capacitação e troca de experiências, entre os diferentes segmentos do nosso campus”.

Outro destaque feito pela Diretora foi em relação ao espírito de trabalho dos servidores do campus: “estamos motivados e trabalhando muito para realizar a ‘educação que transforma’. Desejo Bom trabalho e bons estudos a todos e todas!”, finalizou Letícia.

Dentre as atividades desse dia, os servidores puderam desfrutar de um café da manhã preparado pela Comissão do Programa Viva Melhor, com o intuito de bem receber os servidores e demarcar a necessidade do cuidado com a própria saúde. Foram apresentados os novos servidores, que estavam iniciando suas atividades no campus. E no período vespertino, os docentes participaram de oficina ministrada pelo Professor Marco Aurélio de Jesus, sobre a ferramenta Grade pen, gerador e corretor de avaliações, que poderá auxiliar nas práticas avaliativas.