Membros do Neabi/Ji-Paraná recepcionam novos estudantes indígenas

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 07h42 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 07h43 | Acessos: 278

Jipa Neabi 12Os novos estudantes indígenas dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram recepcionados por estudantes membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (Neabi/Jipa). Além da equipe de estudantes, deram as boas-vindas aos estudantes indígenas a Diretora-Geral, Letícia Pivetta, a Coordenadora do Neabi, Mônica Apolinário, a Vice-Coordenadora, Lediane Fani Felzke, e o Coordenador da Incubadora de Empreendimentos do IFRO, Walter Ferreira Siqueira.

O roteiro de atividades de boas-vindas, que ocorreu na manhã do último dia 15 de fevereiro, contou com apresentação das ações do Neabi/Jipa, o compartilhamento de informações sobre a política institucional do IFRO, com orientações acerca dos programas de permanência e êxito e as possibilidades de participação em projetos de pesquisa e extensão no campus. O encontro foi preenchido com um café da manhã organizado pelos membros do Núcleo. Os estudantes indígenas também conheceram o centro de humanidades onde está provisoriamente alocado o Neabi/Jipa.

Uma roda de conversa oportunizou a interação e o acolhimento dos estudantes. Os calouros compartilharam suas expectativas e tomaram ciência do que o IFRO tem a oferecer para as vidas estudantis. Os estudantes e a equipe de professores e servidores que integram o Neabi/Jipa atuam no sentido de promover ações que valorizem a diversidade dos povos, suas culturas e suas re-existências, sobretudo atividades que visibilizem a equidade no espaço escolar, contra o racismo, em busca de valores e saberes ancestrais.

Para a Coordenadora do Neabi/Jipa, Mônica Apolinário, “o IFRO pertence a todos. Não caminhamos sozinhos e precisamos reconhecer a importância dos saberes indígenas, das nossas raízes ancestrais e sobretudo promover a inclusão, respeito e pertencimento. Nosso desejo é de, cada vez mais, contar com a diversidade dentro do nosso campus e os indígenas fazem parte desse processo. Certamente, temos muito a aprender com os povos indígenas, muitas trocas e experiências que constituem o oxigênio que precisamos para revigorar nossa instituição”.

Missão

O Neabi/Jipa tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e de outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, em Rondônia e, em particular, no IFRO Campus Ji-Paraná.

As ações do Núcleo buscam estabelecer uma relação de proximidade com os estudantes, de modo que o Neabi/Jipa seja uma local de acolhimento para estudantes negros e indígenas. No Plano de ação do Neabi/Jipa para 2024 está previsto o desenvolvimento de várias ações com foco na valorização dos saberes indígenas. Incluindo a mostra fotográfica sobre a 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná; a organização do Projeto Abril Indígena 2024; o cine debate com os filmes: “O Território” e “Somos Guardiões”; a composição de um acervo bibliográfico (físico e digital) sobre temáticas indígenas; a participação no Encontro Nacional dos Neabis da Rede Federal de Educação no IFAP em Macapá; o edital de monitoria para estudantes indígenas; o edital de bolsa permanência para estudantes indígenas; e a disseminação da cultura da inclusão étnico-racial no âmbito do IFRO por meio de projetos, ações educacionais e artísticas.

• Jipa-Neabi_1
  • Jipa-Neabi_10