Projeto de reciclagem de óleo residual e de lixo orgânico do Campus Ji-Paraná entrega sabão a instituições parceiras

Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 16h35 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 17h06 | Acessos: 228

Campus Jipa Projetos2No dia 30 de novembro, as servidoras Andréia Mendonça dos Santos Lima,chefe do Departamento de Extensão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná, e as professoras Joci Neuby Alves Macedo e Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, coordenadora e colaboradora do Projeto “A reciclagem de óleo residual e lixo orgânico como uma ação social”, participaram do evento de Fidelização de Parceiros do Programa Mesa Brasil, ocorrido no SESC Clementina, do município de Ji-Paraná. O evento teve como objetivo prestar contas das atividades desenvolvidas pelo Programa Mesa Brasil e contou com a presença de todos os parceiros e instituições cadastradas no programa.

Sobre a parceria com o IFRO, a servidora do SESC, Ingrid Lorrayne Alves de Souza,  afirma que “desfrutamos com a presença do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, que fez grande parte nessa rede de solidariedade, com seu projeto de sabão ecológico, a partir do qual foi possível doar 190 litros de óleo usado para a produção de sabão sólido, os quais foram retornados para o programa para serem distribuídos para as famílias em vulnerabilidade social atendidas pelas instituições cadastradas no programa, sendo possível atender mais de 200 pessoas. O reaproveitamento de óleo de cozinha usado é uma forma econômica e ambientalmente amigável de fazer a destinação deste resíduo visto que reduz o descarte inadequado do óleo e evita possíveis contaminações”.

A chefe do Departamento de Extensão do Campus, Andréia Mendonça, também destacou a parceria. “É muito importante o IFRO Campus Ji-Paraná ter essa parceria com o SESC, por meio do projeto de produção de sabão, coordenado pelas professoras Joci Neuby e Alice Melo, pois, além de promover a sustentabilidade e o aprendizado dos alunos, ele colabora com o projeto Mesa que beneficia centenas de pessoas que dependem das doações para se alimentar diariamente”, relatou.

O projeto também atendeu ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo e a Comunidade Terapêutica Missão Ebenézer, no dia 01/12/23, doando 140 e 160 barras de sabão, respectivamente. Segundo a coordenadora do projeto, a professora Joci Neuby, “essa foi a última entrega do ano, e estamos muito felizes com os resultados alcançados. Além de contribuirmos socialmente com as instituições, preservamos o nosso meio ambiente e promovemos uma sensibilização sobre a importância do descarte correto para o óleo usado”.

• Campus_Jipa_-_Projetos
  • Campus_Jipa_-_Projetos2