Pesquisa do Campus Ji-Paraná ganha destaque no Prêmio ABED 2023

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 19h12 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 19h13 | Acessos: 30673

Campus Ji Paraná Premiação ABED 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, obteve um Prêmio Destaque ABED 2023, da Associação Brasileira de Educação a Distância. Na categoria de Pesquisa Científica, a Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto conquistou o segundo lugar por Pesquisa Inovadora em Educação Indígena. Intitulada “Implementação e Aplicação de Tecnologias de Computação e Robótica Educacional com Foco na Matemática para Estimular Aprendizagem Significativa e Inclusiva para Educadores Indígenas da Educação Básica”, a pesquisa trouxe à tona práticas inovadoras no campo da educação aberta e a distância no Brasil.

O Prêmio Destaque ABED tem como propósito impulsionar o desenvolvimento de práticas inovadoras e pesquisas que promovam a educação aberta e flexível no país.  Podem concorrer ao prêmio, nas categorias de Pesquisa Científica e Prática Inovadora, pesquisadores, educadores, dirigentes organizacionais e instituições de ensino. Na categoria de Jornalismo podem concorrer profissionais atuantes em veículos jornalísticos de todo território nacional.

A pesquisa da Professora Ilma Rodrigues foi destaque como um exemplo de qualidade e relevância, demonstrando seu compromisso com a inclusão e o avanço da educação, particularmente para as comunidades indígenas. A proposta não apenas contribui para a promoção de aprendizagem significativa entre os educadores indígenas, mas também se concentra em proporcionar igualdade de acesso a recursos educacionais inovadores, incluindo tecnologias de computação e robótica. Ao integrar a ética e a inclusão, a pesquisa destaca-se como um farol de esperança para comunidades indígenas em todo o Brasil.

O reconhecimento no âmbito do Prêmio Destaque ABED mostra contribuições individuais da Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, juntamente com o compromisso do Instituto Federal de Rondônia e da Coordenação de Educação a Distância do IFRO Campus Ji-Paraná em promover a excelência na educação e na pesquisa. Reforça o compromisso contínuo da instituição em oferecer oportunidades de aprendizagem inclusivas e inovadoras para educadores indígenas e toda a comunidade educacional. Bem como é um modo da pesquisa contribuir na promoção de uma sociedade mais inclusiva e informada.

O Prêmio Destaque ABED apresenta-se como uma plataforma para a promoção e reconhecimento de pesquisas inovadoras e práticas educacionais excepcionais em todo o Brasil. Neste ano, entre as presenças da Região Norte, a Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto apresentou duas palestras fundamentais na Arena Expo-EaD. O evento, integrado ao 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, enfatizou a importância crescente da educação híbrida e sua implementação em uma sociedade cada vez mais digital.

Na primeira palestra, intitulada “Processos de Criação de Curso de Formação Inicial e Continuada em Computação e Robótica Educacional para Professores na Educação Básica - EaD”, a Professora Ilma ofereceu insights sobre a construção de programas educacionais que capacitam os educadores com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo.

A segunda palestra, “Processos de Implantação e Aplicação com Formação em Computação na Educação Básica e Robótica Educacional para Educadores sob Abordagem da Matemática para Promover Aprendizagem Significativa e Inclusiva”, discorreu sobre a importância da abordagem inclusiva na educação, destacando a necessidade de promover uma aprendizagem significativa e acessível para todos os educadores e alunos.

Além das palestras, Ilma também apresentou o artigo “Implementação e Administração de Tecnologias Assistivas com Plataforma LMS para Pessoas com Deficiência”. O trabalho fornece uma visão abrangente sobre a importância de incorporar tecnologias assistivas na educação, destacando o papel crucial que plataformas de gerenciamento de aprendizagem desempenham na promoção da inclusão de pessoas com deficiência. Na participação na Arena Expo-EaD, ela enfatizou a contribuição para a comunidade educacional e o compromisso do IFRO em promover práticas inovadoras e inclusivas na educação. A abordagem da Professora Ilma reflete a importância de uma educação que prioriza a inclusão, a acessibilidade e a adaptação aos avanços tecnológicos.

A Arena Expo-EaD compartilhou conhecimento e experiências para moldar o futuro da educação. Ao destacar as possibilidades da educação híbrida e sua implementação em diversas configurações educacionais, a docente do Campus Ji-Paraná demonstrou como as práticas inovadoras podem impulsionar o setor educacional para um futuro mais inclusivo e dinâmico.

• Campus_Ji-Paraná_-_Premiação_ABED_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Premiação_ABED_2