ConectaGestão: V Semana Acadêmica EaD do IFRO reforça sua importância no cenário educacional

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 12h16 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 12h16 | Acessos: 49853

Campus Ji Paraná Fachada 1O ConectaGestão: V Semana Acadêmica EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi realizado no Campus Ji-Paraná. Reforçando a importância da instituição no cenário educacional, o evento de educação a distância ocorreu de 2 a 6 de outubro de 2023 com estudantes e profissionais da área de gestão. Contando com a presença de 217 participantes, todos certificados, a quinta edição da Semana Acadêmica dos Cursos EaD do IFRO no formato on-line se consolida como um espaço de destaque para estudantes e profissionais dos cursos de Gestão Pública, Gestão Comercial e Técnico em Administração Subsequente.

Segundo a Coordenadora de EaD, Ilma Fausto, “a aprendizagem significativa, conforme a teoria de David Ausubel, ocorre quando novos conhecimentos se relacionam de forma substancial com o conhecimento prévio do aluno. O ConectaGestão oferece oportunidades ideais para essa conexão entre teoria e prática, enriquecendo o aprendizado dos participantes. E a teoria da autodeterminação de Deci e Ryan enfatiza o papel crucial da motivação intrínseca na aprendizagem eficaz. Durante a Semana Acadêmica, os participantes têm a liberdade de escolher atividades que realmente os interessam, incentivando seu engajamento ativo e aprofundando seu envolvimento no conteúdo apresentado.

“Os princípios do construtivismo de Vygotsky e Piaget destacam a importância da interação social e da colaboração na construção do conhecimento. Essa abordagem é refletida na dinâmica do evento, onde os participantes têm a oportunidade de interagir e compartilhar suas experiências, contribuindo, assim, para a construção do conhecimento coletivo”, completa a docente. Com isso, o evento foi muito mais do que apenas uma semana de palestras e atividades acadêmicas. “É um catalisador para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes, fundamentado em sólidos princípios pedagógicos respaldados por renomados palestrantes. Destacamos no evento a aprendizagem significativa, a motivação intrínseca, o construtivismo e a aprendizagem organizacional”, reforça Ilma.

Conforme a teoria da aprendizagem organizacional, há necessidade de aprendizado contínuo para a adaptação e excelência profissional. A Semana Acadêmica proporcionou acesso a informações atualizadas e inovações, capacitando os participantes a enfrentar os desafios contemporâneos e aprimorar constantemente suas habilidades. “Em resumo, o ConectaGestão: V Semana Acadêmica dos Cursos EaD do IFRO se destacou como um evento de relevância incontestável. Promoveu a aprendizagem significativa, o engajamento dos alunos, a construção do conhecimento coletivo, o desenvolvimento de competências multidisciplinares e a atualização constante. Este evento é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional de todos os envolvidos, fortalecendo a comunidade acadêmica e fomentando o networking entre estudantes, professores e profissionais”, finaliza a Professora Ilma.