Proposta vencedora de concurso do selo da Feira de Ciências no Campus Ji-Paraná é premiada

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 13h00 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 13h00 | Acessos: 59208

jipa3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a premiação do Concurso para escolha do Selo Ilustrativo que se constituirá a identidade visual na Feira de Ciências e Tecnologia do Campus Ji-Paraná, ano 2023. A vencedora foi a imagem criada por Tainá Bento Pachêco, do 2ºA do Curso Técnico em Química (Proposta 2).

A entrega da premiação foi no dia 14 de setembro.  Tainá conta: “quando ouvi sobre a proposta da competição para a criação de um selo ilustrativo para a Feira de Ciências e Tecnologia fiquei muito entusiasmada e, desde o início, comecei a elaborar algumas ideias para a criação da ilustração. Meu objetivo era fazer uma arte simples, porém, que representasse as diversas áreas do conhecimento científico. E essa foi a principal ideia que me norteou durante toda a criação do selo ilustrativo. Em suma, estou muito grata por ter tido a oportunidade de contribuir com o evento da Feira por meio de uma arte minha, além de todas as pessoas que votaram no meu trabalho”.

Conforme a Coordenadora do Projeto Feira de Ciências e Tecnologia 2023, Eiva Tiago, “a ideia de realizar um concurso para escolha do Selo Ilustrativo do evento surgiu inspirada em outro concurso similar realizado no Campus Ji-Paraná para escolha da identidade visual do Neabi. A intenção foi fazer com que os alunos participassem ativamente, assim, além dos projetos apresentados na mostra científica e de inovação, pudessem expressar artisticamente e por meio de votação a imagem que os representariam”.

O concurso do Selo Ilustrativo da Feira de Ciências e Tecnologia do IFRO/Ji-Paraná foi realizado sob coordenação do Professor Erich Potrich e o TAE Carlos Augusto Silva e Silva em colaboração com o Departamento de Extensão e Gabinete. A atividade é um subprojeto dentro da Feira de Ciências e Tecnologia 2023 coordenada pelos Professores Eiva Natiele Tiago da Silva, Erich Potrich e Marco Aurélio de Jesus.

Conforme o Edital 51/2023/JIPA-CGAB/IFRO, o selo ilustrativo representará a I Feira de Ciências e Tecnologia 2023 do IFRO Campus Ji-Paraná. O evento será realizado com a premissa do desenvolvimento da curiosidade científica, treinando os estudantes na utilização de métodos e conceitos que os estimulem a aplicar esse conhecimento na realidade cotidiana por eles vivenciada e, ainda, fomentar a divulgação do Campus Ji-Paraná na comunidade externa.

No processo de escolha, a Proposta 3, de João Victor Pereira da Silva Oliveira e Maria Luiza Paquiela (2ºB Química), obteve a segunda colocação. E em terceiro lugar ficou a Proposta 1, de José Vinicius de Souza Soares Côrtes (2ºA Química). A escolha era aberta à participação a toda a comunidade acadêmica (estudantes e servidores), bem como às pessoas da comunidade externa ao IFRO Campus Ji-Paraná.

As imagens passaram pela 1ª etapa, que era eliminatória. Nessa fase, a comissão julgadora (composta por docentes e técnicos), avaliou as artes, considerando os critérios de identidade, criatividade, originalidade, aplicabilidade e aspectos gráficos. Já na 2ª etapa, classificatória, os três trabalhos finalistas foram divulgados no Instagram do IFRO Campus Ji-Paraná para que por meio de votação fosse feita a seleção do Selo Ilustrativo. O que valia era a maior quantidade de curtidas.

A aluna vencedora do concurso recebeu menção honrosa e um kit IFRO de pasta plástica com agenda, régua e caneta, mais o kit surpresa e diária no Clube Vera Cruz. Sua proposta recebeu 567 curtidas na votação via Instagram. Os demais participantes receberam certificado de participação no concurso. Os votos dos segundo e terceiro colocados foram, respectivamente, 519 votos e 243 votos.

• jipa
  • jipa1