Estudantes do IFRO e da São Lucas se reúnem em jornada de Ideathon em Ji-Paraná

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 13h07 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h21 | Acessos: 50466

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova/IFRO/Ji-Paraná), em parceria com o Sebrae/RO (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a São Lucas, promoveu o “Ideathon IFRO – Maratona de Inovação”. O evento ocorreu nas instalações do Centro Universitário São Lucas, no município de Ji-Paraná, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, proporcionando uma experiência imersiva aos participantes.

Segundo os coordenadores, trata-se de uma iniciativa que reuniu alunos dos cursos superiores do IFRO e da São Lucas de Ji-Paraná, em uma jornada de desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras e criação de soluções para desafios do cotidiano entre os acadêmicos. A Professora de Administração e Coordenadora da Incubadora de Empresas do Campus Ji-Paraná, Tatiana Gigliolla Bernardino dos Santos, relata que a Maratona é uma forma de trabalhar a educação empreendedora, o evento é uma forma de trazer e oportunizar aos estudantes um momento de imersão ao universo empreendedor e vivenciarem esse ecossistema.

A seleção para a pré-incubação oferece suporte às ideias empreendedoras, demonstrando o papel do IFRO e da São Lucas como catalisadores do desenvolvimento econômico e tecnológico da região. “As equipes selecionadas irão participar do programa de pré-incubação, onde eles terão oficinas de ideação, validação, prototipagem e PIT e, ao final, acontecerá o Demoday para a apresentação dos resultados”, explica.

“Um ambiente de pré-incubação aumenta potencialmente o nível de excelência da oferta de projetos para as incubadoras de empresas, contribuindo para elevar as chances de sucesso de empresas graduadas. São disponibilizados aos projetos selecionados para pré-incubação infraestrutura comum de desenvolvimento. Deste modo, o IFRO cumpre o papel social de desenvolver o empreendedorismo e a inovação para estudantes e comunidade”, conclui a Professora Tatiana.

Conforme Camila Veneruche, do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Lucas e membro da equipe vencedora, “a seleção para a pré-incubação representa uma oportunidade emocionante para levar essas ideias adiante e transformá-las em empreendimentos viáveis”.

Ideathon IFRO – Maratona de Inovação

O principal objetivo do evento foi fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os alunos. Durante a maratona, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares para abordar desafios reais, gerar ideias inovadoras, desenvolver soluções concretas e aprimorar suas habilidades empreendedoras. O evento não apenas promoveu a criatividade e a inovação entre os estudantes, mas também fortaleceu os laços entre IFRO e São Lucas e o ecossistema empreendedor local, criando oportunidades para futuras colaborações e parcerias. Além disso, a seleção para a pré-incubação ofereceu suporte adicional às ideias promissoras, preparando-as para se tornarem startups viáveis.

O Ideathon IFRO – Maratona de Inovação representou o compromisso da Redinova em capacitar os alunos a se tornarem empreendedores inovadores e contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região. Mateus Santos é bolsista e estudante do Curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), e diz: “foi uma experiência incrível, onde pude mergulhar em um ambiente de aprendizado colaborativo e prático, onde desenvolvemos em equipe habilidades empreendedoras e inovadoras”.  Estudante do 3º ano do Curso Técnico em Química, João Pedro Teixeira comenta que “as oficinas, orientações de mentores e a interação com colegas permitiu que gerássemos ideias inovadoras de modo que criássemos soluções para desafios reais”.

Dentro da programação, o primeiro dia (15/09/2023) foi marcado pela cerimônia de abertura, apresentação dos desafios a serem abordados e a formação das equipes. As sessões de ideação estimularam a criatividade dos participantes. No dia 16, as equipes trabalharam no desenvolvimento de soluções para os desafios. Prototipagem e testes foram realizados, enquanto mentores experientes ofereceram orientação. O terceiro dia focou no trabalho em equipe, aplicando os conhecimentos adquiridos. As equipes apresentaram suas soluções inovadoras perante um painel de avaliadores, culminando em uma celebração dos esforços.

Fernando Pinheiro, professor do IFRO e membro da Incubadora de Empresas de Ji-Paraná, ressalta ter sido “uma experiência importante para despertar nos participantes suas habilidades de resolver problemas de pessoas, empresas e setores do comércio, dentre outros, e torná-las em oportunidades de negócios, além de fomentar, entre os estudantes do IFRO e São Lucas, um momento de socialização de conhecimentos inovadores”. Também membro da Incubadora de Empresas de Ji-Paraná, a Professora Emi Silva de Oliveira diz que “o IFRO desempenha um papel fundamental ao oferecer esse ambiente de aprendizado e fomentar a cultura empreendedora entre os alunos, preparando-os para um futuro cheio de possibilidades no mundo dos negócios”.

Os representantes do Instituto Federal mostram ainda que o Ideathon teve um grande impacto para ambas as instituições participantes ao destacar o compromisso de fomentar a inovação e o empreendedorismo entre seus alunos. Por fim, a Maratona enriqueceu a formação dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.