Evento da Seduc em Ouro Preto tem palestra de representante do IFRO

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h19 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h19 | Acessos: 69888

Jipa OPO 2O papel da Inteligência Artificial na inclusão educativa em Ouro Preto foi tema de palestra proferida por representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, durante o Seminário Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no AEE da Seduc em Ouro Preto do Oeste (RO). A apresentação foi feita pela Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne/IFRO/Ji-Paraná).

Ilma ministrou a palestra “Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: Inclusão Educativa em Novas Perspectivas”. O objetivo da palestra foi explorar como o uso de tecnologias, como a inteligência artificial e outras ferramentas assistivas, pode promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente educacional. Durante sua apresentação, a docente abordou os avanços recentes na área de inteligência artificial e como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma eficaz para auxiliar os estudantes com deficiência. Ressaltou ainda a importância de proporcionar igualdade de oportunidades e acessibilidade para todos os alunos, independentemente de suas limitações.

Além disso, a palestrante destacou exemplos práticos de como a inteligência artificial pode ser utilizada. A exemplo de softwares de reconhecimento de voz para alunos com dificuldades motoras, sistemas de tradução automática para estudantes com deficiência auditiva e programas de aprendizado adaptativo para alunos com necessidades especiais. A plateia de professores e gestores ficou entusiasmada com as possibilidades apresentadas, reconhecendo que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na busca pela inclusão educativa. A palestra despertou discussões sobre a importância de investir em recursos tecnológicos e capacitar os educadores para que possam utilizar essas ferramentas de maneira eficiente.

No final, a Professora Ilma enfatizou a necessidade de continuar avançando nesse campo, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que possam contribuir para uma inclusão educativa cada vez mais abrangente e efetiva. Para os participantes, a fala levou inspiração ao apontar aos educadores, pesquisadores e profissionais da área como explorar o potencial da inteligência artificial e tecnologia assistiva na promoção da inclusão educacional.

• Jipa-OPO_1
  • Jipa-OPO_2