I Maratona de Empreendedorismo, Inovação e Transformação é promovida pela REDINOVA Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h09 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h09 | Acessos: 65236

Redinova3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está realizando a I Maratona de Empreendedorismo, Inovação e Transformação. O evento é promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova/IFRO/Ji-Paraná) em parceria com o Sebrae/RO (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O evento inicia nesta sexta, dia 1º, e segue até 3 de setembro de 2023, na Incubadora Redinova do IFRO Campus Ji-Paraná, a partir das 14 até as 18 horas. No sábado das 8 às 18 horas e domingo das 8 às 12 horas.

Parceria

A I Maratona de Empreendedorismo, Inovação e Transformação na Redinova, em parceria com o Sebrae-RO, tem como objetivo promover a cultura empreendedora e inovadora entre os alunos dos cursos técnicos do IFRO.  Serão três eventos promovidos em parceria com o Sebrae-RO, sendo o primeiro deles o Bootcamp, com oficinas de ideação, validação e prototipagem, além do desenvolvimento de projetos em equipe, e acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2023.

Posteriormente, haverá um programa de pré-incubação para os selecionados que será realizado em quatro encontros; e um Demoday para apresentação dos resultados finais da maratona. No Bootcamp os alunos terão a oportunidade de fazer uma imersão e terão informações sobre os conceitos e teorias sobre empreendedorismo e inovação; oficina de ideação para estimular a geração de ideias inovadoras; oficina de validação para ajudar os participantes a avaliar a viabilidade e relevância de suas ideias; oficina de pitch e prototipagem para capacitar os alunos a criar apresentações convincentes e protótipos iniciais de suas soluções; oficina para o desenvolvimento dos projetos propostos e, por fim, a apresentação de todos os projetos, permitindo que os grupos compartilhem os avanços e os desafios no processo desde a ideação até uma proposta de solução.

“Em resumo, a I Maratona de Inovação, Empreendedorismo e Transformação é uma oportunidade de promover a cultura de empreendedorismo e inovação entre os alunos do IFRO, contribuindo para a formação de profissionais preparados para os desafios do século XXI. Com um alcance abrangente e resultados promissores, o projeto se mostra viável, fortalecendo o papel do IFRO como agente transformador na comunidade e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região”, diz o Professor Walter Ferreira Siqueira.

A iniciativa é abrangente e colaborativa, pretende não apenas despertar o espírito empreendedor dos alunos, mas também capacitá-los para que se tornem protagonistas de suas trajetórias profissionais e agentes de mudança em suas comunidades. Conforme o docente, “a parceria entre Redinova, Núcleo Incubador do Campus Ji-Paraná e Sebrae-RO reforça o compromisso em promover a cultura de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região e fortalecer o ecossistema empreendedor local. Com a I Maratona de Empreendedorismo, Inovação e Transformação, esperamos formar uma nova geração de empreendedores visionários e criativos, prontos para enfrentar os desafios do futuro e criar um impacto positivo no mundo à sua volta, reforçando a necessidade de promoção de eventos dessa natureza”, conclui o docente.

• Redinova1
  • Redinova2