Festa da Aprendizagem: Campus Ji-Paraná comemora o Dia do Estudante com várias atividades

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 19h21 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 19h23 | Acessos: 51921

Campus Ji Paraná Dia do Estudante 6

O Dia do Estudante é uma dessas datas comemorativas que têm todos os atributos para se transformar em uma grande festa e, neste caso, a festa da aprendizagem. A comemoração “oficial” se dá no dia 11 de agosto, mas o Campus Ji-Paraná antecipou as festividades. Todas as turmas dos Cursos Técnicos em Química, Informática e Florestas foram convidadas para que os estudantes fossem homenageados na manhã de 9 de agosto.

A programação contou com vários desafios e brincadeiras: dança das cadeiras, corrida de carrinho de mão, jogos de equilíbrio (bolinha na colher), desafios do conhecimento, arremessos de basquetebol e karaokê. Essas foram algumas das atividades das quais os estudantes participaram, sob orientação dos professores e demais servidores de apoio pedagógico e administrativo do campus.

De acordo com o Professor Joelson, responsável pela organização do evento, com a colaboração de todo o Departamento de Apoio ao Ensino, da Direção-Geral do campus e dos servidores, a data representa uma forma de recarregar as baterias e promover crescimento. “Vemos este dia como um aprendizado para a socialização, o companheirismo e o aprimoramento das relações interpessoais. Agradecemos a todos os servidores e alunos pela ajuda e participação”, disse.

Para o professor Sérgio Loss, o Dia do Estudante é assim, porque, afinal, a grande festa mesmo é a da aprendizagem. “Na chegada, quem pulou amarelinha, ganhou um pirulito; na saída, quem ficou até o final, não se arrependeu de participar de uma festa tão animada, com todas as atenções, vozes e dedicações aos estudantes, como sujeitos que são, no IFRO, de uma grande transformação na sociedade a partir da transformação de suas vidas pelo aprendizado”, comentou.

Curiosidade

O Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, surgiu para celebrar a importância da implantação dos Cursos Superiores da área do Direito no Brasil, instituídos em 1827; após 100 anos, em 1927, a data se tornou a comemoração do Dia do Estudante e do Dia do Advogado, seguida da criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. Nos demais países, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro, desde 1941, como alusão à resistência estudantil contra a ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia (dividida em 1993 em República Tcheca e República da Eslováquia). A UNE é a entidade máxima de representação dos universitários brasileiros; no mundo, esse papel é da União Internacional dos Estudantes.

Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas em portais eletrônicos como o da Faculdade Florense (https://www.florence.edu.br/blog/dia-do-estudante/), do Infoescola (https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-do-estudante/)  e da UNE (https://www.une.org.br/2012/07/um-mes-para-75-anos-une-prepara-comemoracoes/).

• Campus_Ji-Paraná_-_Dia_do_Estudante_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Dia_do_Estudante_10