Estudante do IFRO está classificado para final do Concurso de Redação da Unir/Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 15h47 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 17h23 | Acessos: 40727

Jipa Fachada4

O aluno Gustavo Henrique Oliveira Silva, do Curso Técnico Integrado em Química, turma A, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná, está entre os três finalistas do I Concurso de Redação Unir — Campus Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte do II Simpósio Integrado do mesmo Campus (II SIC-JP). O discente é orientado pelo professor Luís Ribeiro Medeiros, de Língua Portuguesa.

O Concurso foi aberto em 3 de abril de 2023, por meio do Edital 1/CJP/UNIR/2023. Durante o mês de maio foram realizadas as práticas de escrita orientada e submissão dos textos. Puderam participar todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. A banca julgadora recebeu 244 redações, segundo a Universidade.

De acordo com o professor Luís Ribeiro, essa experiência foi bastante promissora, por mobilizar os alunos para desafios que saem da sala de aula e extrapolam para os ambientes externos. Nas palavras dele, “a linguagem permeia a atividade humana, mas é sempre um desafio sair dos textos puramente técnicos ou didatizados de sala de aula para poder expressar as ideias, posicionamentos diante dos desafios do mundo. E é essa autonomia que buscamos trabalhar em sala de aula”.

O texto concorrente, do aluno Gustavo, aborda o tema “A importância da Universidade Pública, gratuita e de qualidade”, delimitada no concurso. Em breve será oportunizada a leitura do texto e apresentados detalhamentos da escrita, mas somente após a final, que classificará o 1º, 2º e 3º lugares desse concurso de incentivo à leitura e escrita e de reconhecimento das boas produções.

A final ocorrerá dia 10 de agosto de 2023, no campus da Unir em Ji-Paraná, às 17h. De acordo com a Universidade, as três redações premiadas serão publicadas na Edição Especial da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia.