Inscrições abertas para o 4º Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural  do Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 17h54 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 17h54 | Acessos: 40330

Campus Jipa Sillic

Estão abertas as inscrições na 4ª edição do Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (SILLIC), promovido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, de forma híbrida (presencialmente e on-line), com o tema “Reflexões e desafios sobre ler e escrever na escola”. O simpósio é destinado a profissionais da educação e estudantes de nível superior.

As inscrições estão abertas pelo Even, no endereço https://www.even3.com.br/4sillic/, de forma gratuita. É preciso ter uma conta ativa na plataforma para realizar a inscrição. O prazo para submissão de resumos se encerra em 15 de agosto.

O Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (SILLIC) é um evento organizado pelo Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (GELLIC) do Campus Ji-Paraná.

O SILLIC envolve comunicação oral de resultados de pesquisa e experiência, por meio de Grupos de Trabalho; Palestras sobre temas selecionados para cada edição; publicação dos resumos de comunicação oral em Anais, dentre outras possibilidades. Os Anais do III SILLIC estão disponíveis gratuitamente no South American Journal, em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/view/124.

De acordo com os organizadores, neste ano, o evento objetiva fomentar diálogos que provoquem reflexões sobre os desafios da escola nos últimos anos quanto ao processo de ensino-aprendizagem dos atos culturais da leitura e da escrita, com vistas a formar leitores e autores críticos e ativos.

A proposta é que os ministrantes de palestras, minicursos e coordenadores de grupos de trabalho, além de abordarem os temas sob aportes teóricos, promovam o diálogo entre essas teorias e as práticas escolares, com o intuito de fazer a ponte entre o que se discute no âmbito da ciência e o que acontece na realidade escolar.

A professora Dioneia Foschiani Helbel, membro do GELLIC e integrante da comissão organizadora do evento, destaca que “[...] os estudos do GELLIC, que organiza o SILLIC, ajudam a compreender o lugar das práticas de linguagem na escola, nos diferentes níveis de ensino, em especial as que se referem à formação de leitores e escritores/autores de textos”. Para ela, o simpósio vem se consolidando como “[...] um evento que  busca conectar o  ensino às pesquisas do campo educacional, voltadas ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, além de promover acessibilidade de formação docente a profissionais da Educação e acadêmicos de cursos de Licenciaturas, no estado de Rondônia, uma vez que, por questões geográficas, estão distantes dos grandes centros acadêmicos”.

Estão envolvidos nesta organização, como colaboradores, profissionais da UESB (BA), UFMT (MT), UNIR (Ji-Paraná e Porto Velho), Secretarias de Educação (Seduc e Semed) dos municípios de Ji-Paraná e cidades vizinhas, além de diversos servidores e estudantes dos Campi do IFRO (Ji-Paraná, Porto Velho, Jaru, Vilhena e Colorado do Oeste), entre outros.

Confira a programação do IV SILLIC

28/09/2023