SICOOB visita o Campus Ji-Paraná para propor participação em ações institucionais do IFRO

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 19h39 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 19h50 | Acessos: 36319

Campus Ji Paraná Visita Sicoob 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu representantes do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) na quarta-feira, dia 26 de julho de 2023. Visitaram o campus o Gerente da Agência Monte Castelo (Sicoob Centro/Ji-Paraná), Pedro Ferreira, e o Gestor de Desenvolvimento Cooperativo, Michael Gomes.

Os gestores do Sicoob assistiram a apresentação de projetos de três grupos de alunos. Um dos projetos é o Gel Energy Blend, cujo objetivo é gerar um produto como alternativa de suplemento alimentício para atletas e profissionais que precisam de um revigoramento rápido de energia, apresentado pelos estudantes Ana Maria Calheiros, Bruno Gabriel Conciani, Fernando Farias, Pedro Henrique, Taís Milena e Thiago Eduardo, do 3º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, orientados pela Professora Elise Marques e os Técnicos de Laboratório Felipe Henrique, Valério Magalhães e Alexandre da Silva.

O segundo projeto apresentado foi o de construção de um Filtro Portátil para Ribeirinhos, feito com materiais regionais de baixo custo, para obtenção de água potável, segundo os estudantes Yasmim de Lima, Enzo de Faria, Paolla Kerry, Poliana Alves e Yasmim Diniz, também do 3º ano do mesmo curso, orientados pela Professora Andreza Mendonça. E o terceiro Projeto é o Buriticário, que envolve técnica de extração de óleos vegetais amazônicos para produção cosmética, dos estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Química Camila Yukari, Maria Luiza Paquiela, Meg Sthefany, Vitória dos Santos e Yuna Nicole, orientados pelos Professores Erich Potrich e Adam Macedo.

Participaram do encontro os Professores Wanderson Roger (Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus), Marco Aurélio, Erich Potrich e Andréia Mendonça, responsável pelo Departamento de Extensão, além da Diretora-Geral, Letícia Carvalho Pivetta, e o Professor e Coordenador de Comunicação e Eventos, Sergio Loss.

Segundo Michael Gomes, Gestor do Sicoob, o IFRO é considerado uma referência em educação e pesquisa, razão pela qual tem contribuído muito para o desenvolvimento regional. Já o Gerente de Agência, Pedro Ferreira, manifestou o interesse em fazer trabalhos colaborativos com o Campus Ji-Paraná, com possibilidade de fomento a ações por meio de editais.

Na oportunidade, foi realizada proposta de participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a se realizar no período de 2 a 6 de outubro. O convite é também para apoiar a Feira de Ciências, sob a responsabilidade da Professora Eiva Natiele Tiago da Silva. O IFRO Ji-Paraná é uma unidade que promove educação, ciência e tecnologia por meio de diversos projetos institucionais. Tem se tornado referência em estudos para uso sustentável de recursos naturais da Amazônia, dentre outros. Para tanto, implantou um Centro de Inovação Tecnológica com esta linha da abordagem. E a SNCT é um dos grandes eventos que o campus realiza e que se mostra como importante vitrine tecnológica e espaço de formação, onde os estudantes e professores mostram resultados de uma formação focada na resolução de problemas da sociedade.

A Diretora-Geral do Campus, Letícia Pivetta, destacou que há diversos projetos institucionais em andamento, como alternativas de desenvolvimento para a sociedade. Segundo ela, a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é bastante estratégica para que a comunidade conheça os resultados do ensino e aprendizagem promovido pelo Campus Ji-Paraná”. Na avaliação da Diretora, as parcerias reforçam o trabalho institucional e potencializam resultados.

• Campus_Ji-Paraná_-_Visita_Sicoob_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Visita_Sicoob_2