Pesquisa de docente do Campus Ji-Paraná e de pesquisadores da UEAP recebe prêmio nacional

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 08h10 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 08h10 | Acessos: 35667

Wendeq Jipa PremiaçãoO trabalho intitulado “Possibilidades de Estudo in Sílico Sustentável: A Importância dos Resíduos de Biomassa na Cadeia Produtiva da Região Amazônica” foi escolhido como melhor trabalho da área temática MIAC – Multi, Interdisciplinar e Áreas Correlatas no III Web Encontro Nacional de Engenharia Química (III WENDEQ). Esse trabalho foi o resultado de uma pesquisa conjunta entre o Professor Erich Potrich do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, e dos pesquisadores Larissa Souza Amaral e Jadson Coelho de Abreu da UEAP (Universidade do Estado do Amapá).

O objetivo da pesquisa foi fazer um estudo in sílico (simulação computacional) da geração de energia elétrica por meio da queima ou gaseificação de resíduos orgânicos do estado do Amapá, principalmente o caroço de açaí. O Amapá, como tantas outras regiões da Amazônia, apresenta uma grande quantidade de caroços de açaí oriundos das batedeiras de açaí, que acabam tendo destino inadequado e poluindo lagos, rios e/ou terrenos baldios. Os resíduos orgânicos são uma ótima fonte de combustível para gaseificadores e caldeiras, podendo ser usados para geração de energia elétrica e, assim, gerar benefícios à população local e ao meio ambiente.

Encontro Nacional de Engenharia Química

O III Web Encontro Nacional de Engenharia Química (III WENDEQ) ocorreu de forma on-line, entre 17 e 21 de julho de 2023, contando com a participação de profissionais da Engenharia Química. O evento teve como tema central: “Em tempos de ChatGPT: Inteligência Artificial e a Engenharia Química”. Participaram mais de 600 congressistas.

O Professor do Colegiado do Curso Técnico em Química do Campus Ji-Paraná, Erich Potrich, recebeu premiação pelo trabalho desenvolvido junto a pesquisadores da UEAP. Eles foram reconhecidos tendo feito o melhor trabalho no eixo Multi, Interdisciplinar e Áreas Correlatas no III WENDEQ (Web Encontro Nacional de Engenharia Química).

Segundo a organização do evento, o interesse aportado aos temas trabalhados no evento e a avaliação positiva recebida dos participantes e palestrantes da edição deste ano, já os fazem propor a realização do IV WENDEQ no ano de 2024.

A lista com os melhores trabalhos completos do III WENDEQ pode ser conferida aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho “Possibilidades de Estudo in Silico Sustentável: A Importância dos Resíduos de Biomassa na Cadeia Produtiva da Região Amazônica”, que foi publicado nos Anais do evento, acesse este link aqui.

• Wendeq-Jipa-Premiação