Alunas do Campus Ji-Paraná ministram palestra sobre climatologia e meteorologia para alunos  do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h28 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h28 | Acessos: 66961

Campus Ji Paraná Palestra 5

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná recebeu no dia 01 de junho alunos do 2º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV, para participarem de uma palestra sobre climatologia e meteorologia e conhecerem equipamentos utilizados na obtenção de dados meteorológicos em estações convencionais e automáticas.

A iniciativa é fruto do projeto de curricularização da extensão das alunas do curso de Engenharia Florestal, Daniele Karolaine Lopes e Laiara Matos, sob a orientação da professora  Jéssica Linhares.

A atividade iniciou com uma palestra sobre os conceitos e aplicações da climatologia e meteorologia, evidenciando como essas áreas de estudo estão presentes nas atividades do cotidiano, subsidiando as decisões em diversas áreas, como produção agrícola e florestal, aeronáutica, gestão de recursos hídricos, além de permitir os estudos voltados para a compreensão de fenômenos climáticos naturais, bem como as alterações no clima resultantes das interações dos seres humanos com o meio ambiente.

A professora Jéssica destacou que a extensão é parte do processo educativo, “e os projetos de curricularização da extensão são excelentes oportunidades de diálogo entre os alunos da educação superior e a sociedade, promovendo a difusão do conhecimento acadêmico e a utilização deste como instrumento de transformação social”.

Segundo a aluna Daniele Karolaine, o projeto é fundamental para esclarecer acerca do  tempo, clima e temperatura. “Com o projeto, os alunos são capazes de identificar as modificações ambientais e isso é importantíssimo para os engenheiros florestais, pois é necessário avaliar se as condições são favoráveis para as plantações e evitar futuramente perdas de plantio”, explicou.

• Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_2