Campus Ji-Paraná recebe caravana do projeto Casa Ninja Amazônia

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 18h36 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 18h46 | Acessos: 43280

Campus Ji Paraná Casa Ninja 10

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná recebeu na noite do dia 14 de maio a equipe do projeto Casa NINJA Amazônia. O município de Ji-Paraná foi um dos 100 municípios percorridos pela caravana, que viaja pelas Amazônias brasileiras. Participaram da reunião, indígenas das mais diversas etnias, servidores e alunos da unidade educacional.

Os alunos do Campus apresentaram o projeto de "Impressão 3D de Terras indígenas de Rondônia", especialmente dos povos Karo Arara e Ikólóéhj Gavião, que já foram entregues para as comunidades indígenas e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O projeto é desenvolvido há quatro anos pelo Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA), com o apoio dos editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graudação (Propesp) e coordenado pela professora Lediane Fani Felzke em colaboração com o professor João Eujácio Teixeira.

Segundo a aluna Samara Hespanhol, bolsista do projeto, o evento foi muito relevante. “Tivemos a oportunidade de explicar sobre nosso projeto e sua importância tanto para nós quanto para os objetivos finais das maquetes que serão produzidas. É gratificante ver que nosso projeto está ganhando cada vez mais visibilidade e reconhecimento. A reportagem com o Mídia Ninja foi uma grande oportunidade para compartilhar nosso trabalho e também conhecer mais sobre o trabalho espetacular que eles realizam como um coletivo de mídia independente que busca dar voz a diversos movimentos sociais, incluindo os indígenas, com o objetivo de promover a visibilidade, valorização da cultura, dos direitos e das lutas desses povos. Foi uma experiência extraordinária”, relatou.

Para a aluna Thayna Albuquerque Silva, a roda de conversa foi extremamente importante e gratificante. “Pudemos apresentar um pouquinho do trabalho que desenvolvemos no IFRO e discutimos pautas progressistas com representantes de diferentes organizações e lideranças, cada uma com propósitos que se somam. Nosso contato e diálogo com essas ideias e valores chegam até a nossa região mais tardiamente, como que importados do Sudeste. Por isso, sinto como se a visita da Mídia Ninja, formada por pessoas de vários estados e regiões, tivesse quebrado parte dessa barreira”, afirmou a jovem.

Sobre a visita

Nesta etapa, intitulada “Refloresta Já”, a visita teve como objetivo mostrar projetos que dão visibilidade à urgência da agenda de enfrentamento às emergências climáticas, combatendo o desmatamento e difundindo ideias e práticas de reflorestamento. Dão corpo a esta jornada, as múltiplas interfaces do reflorestamento. Reflorestamento das áreas degradadas, das práticas sociais e da sociabilidade no território. O reflorestamento dos ideários, das mentalidades e da própria vida.

• Campus_Ji-Paraná_-_Casa_Ninja_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Casa_Ninja_10