Campus Ji-Paraná realiza premiação de participantes da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 18h55 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 08h26 | Acessos: 49630

Campus Jipa Olimpíada de Física

Alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná participantes Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) receberam, no dia 28 de abril, premiações pela participação no evento. A cerimônia de entrega contou com a presença de alunos, pais, amigos e servidores da unidade.

A premiação ocorreu após a palestra “Física de partículas”, ministrada pelo professor do IFRO Marco Aurélio de Jesus. A entrega das medalhas foi realizada pelo professor  e coordenador estadual da OBFEP/RO, Marcio Adolfo de Almeida, do Campus Cacoal. Do Campus Ji-Paraná receberam premiação os alunos: Arthur Marim Salimene, Enrico Euclides Ferreira Castro dos Santos, Gabriel Soares Caldeira, Ikaro Fernando Diorgenis Steiner, Isabela dos Santos de Jesus, João Pedro Teixeira Magnabosco, Julia Pereira Cruz, Ludimila da Silva Santos, Luis Eduardo Gonçalves Nascimento Moreira, Maria Luiza Paquiela, Rafael Lucas Dias Camilo, Rafael Pinheiro Zotesso, Tainá Bento Pachêco, Vitor Hugo Batista, Vitória Guimarães Ferreira  e o professor Marco Aurélio de Jesus.

Também receberão premiação servidores e alunos dos Campi Colorado do Oeste (discentes Danilo Moreira Severo e Rayssa Cristhiny Santos Baker e o professor Ed Carlos Coelho de Souza) e Porto Velho Calama (aluno João Victor Magalhães Euzébio e professor Erick Antônio Souza de Castro).

Sobre a OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto de extensão apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa vem acontecendo anualmente desde 2012 em todo o Brasil, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP é dividida em 2 fases, sendo a 1ª fase classificatória e eliminatória, a 2ª fase conta de uma prova objetiva juntamente com uma prova experimental. A OBFEP premia alunos, professores e escolas com base, exclusivamente, no resultado das provas da 2ª Fase.