Docentes do Campus Ji-Paraná desenvolvem projeto Lava Tech

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 13h35 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 13h35 | Acessos: 41696

LavaTech3Uma ação conjunta de professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, busca ampliar o pensamento produtivo e empreendedor. Com a preocupação de despertar nos estudantes o espírito empreendedor, por intermédio do estímulo ao protagonismo juvenil, o qual engloba a cooperação, a sustentabilidade, a cidadania e a ética, as docentes Mônica Apolinário e a Emi Silva de Oliveira organizaram uma ação conjunta. Elas ministram as disciplinas de Empreendedorismo e de História junto aos alunos do 3º A do Curso Técnico em Informática.

O projeto nasceu no âmbito da sala de aula diante do desejo dos alunos de arrecadar fundos para a festa de formatura no final do ano letivo. Na aula de História surgiu a ideia de fazer a lavagem dos carros dos servidores para arrecadação de fundos. A ideia foi abraçada também pela disciplina de Empreendedorismo com o apoio da Direção-Geral do campus.

A proposta interdisciplinar voltada para a prática empreendedora compreende um caminho de ensino-aprendizagem que possibilita despertar nos estudantes a criticidade em seu contexto e o desenvolvimento de suas capacidades, tornando-os capazes de transformar suas ideias em ação. “Almejamos formar sujeitos proativos, com pensamento crítico e reflexivo, capazes de (re)construir cooperativamente alternativas para problemas individuais e/ou coletivos de forma inteligente e sustentável”, dizem as professoras.

A prática de educação empreendedora associadas à formação para a cidadania busca em sua essência o desenvolvimento integral do aluno, contribuindo para a formação de uma pessoa criativa, inovadora e comprometida com o desenvolvimento coletivo e, sobretudo, aberto a novas experiências no ambiente escolar que envolvam a cooperação.

Lava Tech

Entre as expectativas do projeto está a de que os estudantes percebam como as suas capacidades empreendedoras podem favorecer o seu desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento da sociedade. O objetivo da ação está centrado em fomentar práticas para a formação de uma nova consciência de trabalho, incentivando os alunos a assumir uma postura empreendedora a partir a ideia de simulação de um lava jato.

O projeto envolveu as seguintes ações de planejamento: discussão para elaboração da proposta e delimitação das ações e criação de grupos de ação; orientação teórica: Ensinamentos sobre educação empreendedora, práticas de empreendedorismo; levantamento de demanda: um grupo de ação ficou responsável por fazer um levantamento de demanda entre os servidores do campus a fim de identificar o público-alvo, o nível de interesse pelo serviço ofertado e o melhor dia e horário para a realização da lavagem dos automóveis; estimativa de custo: outro grupo de ação realizou o levantamento dos materiais para a lavagem dos automóveis, delimitando os valores de cada produto e a quantidade necessária.

Feito isso, as ações continuaram com arranjo das equipes de execução: um grupo de trabalho ficou responsável por fazer a distribuição das equipes de limpeza, de modo que todos os integrantes atuem de modo pariforme; divulgação/marketing: também teve um grupo responsável pela elaboração de um cartaz de divulgação e disseminação da proposta de serviço, preferencialmente fazendo agendamentos; execução: as equipes de trabalho realizaram a lavagem dos automóveis, prezando pelo zelo, economicidade e responsabilidade a fim de garantir excelência no serviço prestado. Em decorrência do sucesso alcançado, a experiência será repetida em outras semanas até o final do ano, com foco na obtenção de recursos para formatura da turma.

As últimas ações envolvem: registro fotográfico: todas as ações foram registradas pela equipe de marketing a fim de garantir certificação das ações desenvolvidas e promover a publicidade; contabilidade: o grupo responsável pelo registro financeiro, tantos dos custos como dos lucros, também fará a prestação de contas; e relatório final: a equipe fará a apresentação do relatório final junto ao departamento de ensino.

Segundo a Professora Mônica Apolinário, o desenvolvimento da proposta está atrelado à construção de uma habilidade empreendedora entre os jovens estudantes. “Espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender que o processo adotado se adapta a outras realidades e dinâmicas empreendedoras. A dinâmica foi pensada de modo a estimular a habilidade empreendedora e promover o acompanhamento crítico e analítico dos resultados”.

A experiência vivenciada foi caracterizada por ação concreta vinculada ao processo de ensino, permitindo a percepção sobre ambiente de negócio e produção. Os clientes (professores e servidores) demonstraram satisfação com o serviço realizado.
Agora será aplicado um formulário de satisfação para verificar novas demandas, sugestões e ajustes. De acordo com as docentes, a partir do objetivo alcançado, a nova etapa da proposta se estenderá para a lavagem das bicicletas.

• LavaTech1
  • LavaTech2