Uma vaga para discente no edital de Residência Pedagógica do Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 11h41 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 11h41 | Acessos: 12192

Jipa Residência pedagógicaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, publicou edital para seleção de alunos para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP). A seleção prevê 1 vaga para aluno residente bolsista. Poderão candidatar-se ao edital de Residência Pedagógica os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química do Campus Ji-Paraná.

A seleção para os candidatos às bolsas de Aluno Residente e de Professor Preceptor será conduzida pelo Docente Orientador de cada subprojeto e contará com as seguintes etapas e critérios: uma primeira etapa eliminatória de homologação das inscrições, a partir da conferência da documentação anexada no ato da inscrição. E uma segunda etapa eliminatória e classificatória, de entrevista e análise de documentação submetida no ato de preenchimento da ficha de inscrição.

No Programa de Residência Pedagógica a busca é por aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercer de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Também é objetivo fomentar a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES (Instituição de Ensino Superior) e a escola, de modo que promova a sinergia entre a entidade formadora e a que recebe o egresso da licenciatura e estimule o protagonismo das redes de ensino na formação de professores; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da Educação Básica alinhada às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e promover ações de apoio aos discentes de Licenciatura focadas na permanência e êxito, por meio de auxílios ou bolsas.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por discente regularmente matriculado em curso de Licenciatura do IFRO e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada escola-campo. Nesta escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da Educação Básica, denominado professor preceptor. Pode haver participação remunerada por bolsa, na qual o aluno é denominado residente bolsista, portanto, sem caracterizar vínculo empregatício. E voluntária (sem bolsa), em que o aluno é denominado residente não-bolsista.

Para verificar as escolas (escolas do estado e campi do IFRO) cadastradas que poderão receber o Programa de Residência Pedagógica de 2023, documentos necessários para inscrições e demais informações do edital, acesse este link.