Artigos com pesquisas desenvolvidas no Campus Ji-Paraná são publicados em revista científica Qualis A1

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 17h50 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 18h30 | Acessos: 30166

Gráfico de Análise de Correspondências do Artigo Fratura geracional no Brasil no início do século 21

Professores que desenvolvem pesquisas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, se destacam com publicação de artigos em periódicos classificados como Qualis A1. As duas publicações saíram no final de 2022 e no início de 2023, nas revistas Civitas e Ceramics International, respectivamente.

Em outubro de 2022 foi publicado na Revista Civitas (PUC-RS) o artigo “Fratura geracional no Brasil no início do século 21? Análise das oportunidades de vida da geração jovem no Brasil entre 2012 e 2019”. Os autores são o Professor de Sociologia do IFRO Campus Ji-Paraná, Miguel Bonumá Brunet, o Professor de Matemática e Estatística também do IFRO Ji-Paraná, Leonardo Mota de Andrade, e do Professor de Estatística da Universidade Federal de Rondônia (UNIR Campus Ji-Paraná), Nerio Aparecido Cardoso. O estudo é fruto de uma parceria interdisciplinar entre IFRO e UNIR, com base nos resultados da pesquisa “Juventudes, gerações, classes sociais e oportunidades de vida: análise da fratura geracional no Brasil entre 2000 e 2020 utilizando Linguagem R”.

O artigo analisa os impactos que a crise econômica e política, ocorrida a partir de 2014 no Brasil, causou sobre as gerações jovens, demonstrando como esta geração precisou buscar sua fonte de renda em trabalhos menos valorizados, mesmo com um nível de educação mais alto. De acordo com o Miguel Brunet, “é uma honra publicar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no IFRO em uma revista A1. Isso demonstra o reconhecimento das pesquisas científicas realizadas no IFRO Campus Ji-Paraná. Agradeço à Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRO e ao Departamento de Pesquisa do Campus Ji-Paraná pelo apoio e incentivo ao desenvolvimento de pesquisas científicas. É importante ressaltar que estudantes do ensino técnico e ensino superior participam dos projetos de pesquisa no IFRO, tendo contato direto com o desenvolvimento de pesquisas científicas de qualidade nacionalmente reconhecida”.Diagrama do Artigo Synergistic effect of binary metal doping and nanotechnology to boost the light harvesting properties of rare earth metal oxide

E neste início de ano, em janeiro de 2023, foi publicado o artigo científico “Synergistic effect of binary metal doping and nanotechnology to boost the light-harvesting properties of rare earth metal oxide” (Efeito sinérgico da dopagem de metais binários e da nanotecnologia para aumentar as propriedades de captação de luz do óxido de metal de terras raras), no periódico científico “Ceramics International”. A revista de Qualis A1 publicou o artigo que foi fruto de um trabalho internacional entre o Professor do IFRO Campus Ji-Paraná, Erich Potrich, e de pesquisadores da Arábia Saudita, Paquistão e do Peru. Na pesquisa foram desenvolvidos novos materiais que, na presença da luz solar, podem degradar corantes e causar a morte de bactérias, sendo útil para o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de água e efluentes.

O Qualis é o sistema que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utiliza para classificar as revistas científicas. É uma forma de mensurar a qualidade da produção intelectual dos periódicos. O nível A1 é o mais alto nível de publicação desta classificação oficial do governo brasileiro. O acesso às revistas é aberto, on-line e gratuito.

Para acessar a Revista Civitas, clique neste link.

Para acessar a Revista Ceramics International, clique neste link.