Inscrições abertas para coordenadores de cursos no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 09h21 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 09h21 | Acessos: 13264

Jipa CoordCursoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está com edital aberto para o Processo Eleitoral dos Coordenadores do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio, Curso Superior em Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Florestal. As inscrições dos candidatos ocorrem de 8 a 13 de fevereiro de 2023.

Para o Diretor de Ensino do Campus Ji-Paraná, Leonardo Mota de Andrade, os coordenadores de curso desempenham um papel muito importante na instituição. “São eles que planejam, orientam, supervisionam e coordenam todas as ações pedagógicas e administrativas do curso que representam. Além disso, exercem um papel fundamental no alcance das metas institucionais, e também para a consolidação das políticas e encaminhamentos administrativos e pedagógicos no âmbito acadêmico”, comenta.

Segundo o Regimento Interno do Campus Ji-Paraná (Resolução 55/2016), as Coordenações de Cursos Técnicos e de Graduação, vinculadas ao Departamento de Apoio ao Ensino, são setores com finalidade de dar suporte, orientação e planejamento às ações de implantação e execução dos cursos que representam.

O atual Coordenador do Curso de Informática, Jackson Henrique, comenta que no cargo estão envolvidas duas atividades: atendimento às demandas dos alunos e professores e os trabalhos administrativos relacionados à gestão do curso. “O coordenador deve ser o primeiro a ser lembrado pelos alunos, pois é a pessoa que deve estar sempre em contato com as soluções cotidianas que surgem. Espera-se que nesta eleição os candidatos conheçam o perfil do curso para o qual está se candidatando, conheçam os profissionais de cada curso e conheçam as metas a serem alcançadas e junto com o corpo de servidores colham os frutos memoráveis de sua atuação”, reforça.

Eleição

Poderão concorrer às vagas de Coordenação de Curso os docentes que atendam aos seguintes requisitos: ser servidor docente efetivo do Campus Ji-Paraná, possuir formação na área e ter no mínimo um ano de experiência do magistério superior.

Entre os eleitores estão todos os docentes do núcleo específico e docentes do núcleo comum/diversificado que atuam no curso em 2023/1, além dos estudantes com matrícula regular no curso, bem como os técnicos administrativos em educação e servidores do quadro efetivo que desenvolvem atividades voltadas aos cursos nos setores subordinados à Diretoria de Ensino.

Entre as competências do Coordenador de Curso estão: planejar, com envolvimento de toda a equipe do setor e em consonância com o Regimento Interno do campus, as ações de cada exercício, tendo em vista as diretrizes contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional; implementar as ações do setor, seguindo as orientações da chefia imediata e as normas vigentes que regulam a matéria, entre outras. “Os coordenadores de curso são elementos centrais para a melhoria do ensino e para o enfrentamento dos desafios atuais. Mas precisam ser proativos e ter um perfil de líder, para que sejam gestores de oportunidades. Além dessas funções, são os coordenadores de curso que estão sempre em contato com os alunos, promovendo um amplo relacionamento e estimulando sua permanência e êxito na instituição”, conclui o Diretor de Ensino, Leonardo Mota Andrade.

Confira o edital na íntegra em: https://portal.ifro.edu.br/ji-parana/editais/eleicoes/13190-edital-n-07-2023-processo-eleitoral-dos-coordenadores-do-curso