Primeiro aluno surdo do Campus Ji-Paraná recebe certificação de Técnico em Informática

Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 17h36 | Última atualização em Sábado, 31 de Dezembro de 2022, 15h19 | Acessos: 57284

Kauan concluiu o Técnico em Informática no Campus Ji Paraná

No dia 22 de dezembro, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná realizou a Cerimônia de Certificação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no Ginásio Poliesportivo da unidade. O aluno Kauan Ambrosio de Oliveira se tornou o primeiro aluno surdo a receber a certificação de Técnico em informática do Campus Ji-Paraná.

A certificação de Kauan é motivo de muito orgulho para a comunidade estudantil e também para a família do jovem. “A certificação é um fato muito marcante na vida de qualquer mãe, que sonha em ver seu filho se formando, mas quando o seu filho tem algum tipo de deficiência isso se torna imensurável. Ver meu filho se formando no IFRO é a prova de que toda dedicação tem seu reconhecimento. É fruto de muita luta e determinação. É apenas o primeiro passo para uma vida repleta de merecimentos, pode ter certeza”, fala emocionada a mãe do aluno, Ivanete Ambrósio, que também é intérprete de libras.

O intérprete de libras David Souza comenta sobre sua participação na formação e aprendizado de Kauan. “Foi um misto de emoções, nervosismo, evolução e satisfação até o último grande dia da tão esperada certificação. Foram inúmeras trocas de saberes e experiências, com toda a equipe do campus: professores e técnicos. Levarei pra sempre guardado na minha memória essa experiência única e desafiadora de traduzir conhecimento através das minhas mãos, percebo a cada dia a importância, enquanto profissional, de transpor conteúdo e, acima de tudo, fazer com que meu público surdo consiga entender através de mim a mensagem com a excelência que está sendo passada”.  Suelen e David intérpretes com o aluno Kauan

Suelen Miranda, intérprete de libras do campus, diz ser uma honra fazer parte deste marco histórico do Campus Ji-Paraná ao formar o primeiro aluno surdo no ensino médio integrado ao curso técnico de Informática. “Conheci o Kauan durante meu estágio de Pós-Graduação em Tradução e Interpretação de Libras em 2014, ter sido sua intérprete de Libras durante esses 3 anos no IFRO me faz sentir muito feliz. Acompanhei o dia-a-dia do aluno Kauan com todos os desafios da inclusão. E foi um desafio e tanto, para o aluno, os professores, para mim e meus colegas Intérpretes. Aos poucos, encontramos caminhos e diminuímos as barreiras. Kauan desde o começo mostrou-se participativo, capaz e tornou-se protagonista da sua história, foi líder de sala, ministrou curso de Libras, enfim: passou e deixou sua identidade surda. Abriu o caminho para tantos outros surdos que estão e passarão pelo IFRO em Ji-Paraná, mostrando que são capazes e vão longe. Desejo todo sucesso a você Kauan Ambrósio!”, comenta.

Alice Cristina de Souza, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus, destaca que ter um aluno técnico em Informática surdo pelo IFRO é uma grande vitória e mostra que aos poucos a inclusão tem avançado, porém ainda há muito a ser feito. “Não foi fácil chegarmos a esse momento, tivemos que estudar, trocar experiências, e nesse processo em muitos momentos divergimos, mas o maior desafio foi e é aprender a olhar o aluno surdo como protagonista da sua história. Esperamos que o Kauan continue avançando em seus estudos com muito sucesso. Agradeço a todos os profissionais do campus, os intérpretes e a equipe do Napne, colegas de trabalho, que dividem as mesmas angústias e vibram nas pequenas conquistas diárias”, parabeniza.

Letícia Pivetta, Diretora-Geral do Campus, reforça que o ensino técnico profissionalizante é um grande desafio, pois traz, além das disciplinas comuns ao ensino médio, toda a carga das disciplinas específicas. “Trabalhar com o ensino técnico profissionalizante inclusivo é desafio em dobro, tanto para os alunos quanto para os agentes públicos da educação, envolvidos no processo de realizar uma educação transformadora. O aluno Kauan venceu bravamente o desafio e a equipe do IFRO, Campus Ji-Paraná, vem se superando a cada dia. A certificação do Kauan é uma vitória, não apenas para ele, mas para todo o nosso campus”, conclui.