Alunos do curso FIC de assistente em logística realizam visita técnica na Energisa de Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 13h16 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 15h16 | Acessos: 75207

Jipa Energisa2Os estudantes do curso FIC de Assistente em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram no dia 12 de novembro, de uma visita técnica à Energisa de Ji-Paraná. A atividade foi proposta na disciplina de Noções de Controle de Transporte e Distribuição, pela Professora Marcilene Fachiano de Abreu Bernardo, com o intuito de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer, na prática, como funciona uma operação de um Centro de Distribuição de Energia Elétrica.

Os alunos foram recepcionados pelo Coordenador da unidade, Ivo Magalhães, que apresentou a estrutura, a região de atendimento, a missão, visão e valores da empresa. Mais os processos e sistemas de gestão e de qualidade voltado ao atendimento aos clientes, a mensuração de resultados por meio de indicadores, as normas de segurança da empresa, os equipamentos utilizados (empilhadeiras, paleteiras, máquina strechadora, entre outras). Ele demonstrou, ainda, como é realizado o recebimento, conferência e guarda dos materiais, os processos de endereçamento e codificação. Finalizou informando sobre os processos de segurança adotados ao movimentar os materiais, os processos de inventário e controle de estoque e a importância do profissional de logística para o sucesso da empresa.

Para o estudante William Gonçalves Coimbra, a Energisa não hesitou em apresentar todos os processos e operações logísticas que são desenvolvidas pela empresa, fazendo com que os alunos pudessem relacionar os conteúdos teóricos efetivamente aplicados na empresa, a ferramenta 5S (aperfeiçoada para 11S na organização), voltadas para a eliminação de desperdícios, esforços excessivos, problemas com higiene tornando o ambiente de trabalho propício para a produtividade. “Enfim, pudemos compreender a importância da logística dentro da operação de fornecimento e manutenção da energia elétrica, essencial para a humanidade, que colabora para uma simples lâmpada em um parque até o funcionamento normal de um hospital, o que confirma o grande crescimento e relevância deste tema”, pontuou William.

• Jipa-Energisa1
  • Jipa-Energisa2