Comunidade acadêmica do Campus Ji-Paraná participa de eventos científicos e de empreendedorismo

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 11h23 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 12h29 | Acessos: 41517

Feira Redinova Jipa 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, teve amostras de empreendedorismo, palestras e oficinas realizadas durante a Feira de Estágio, Emprego, Empreendedorismo e Oportunidades, que aconteceu durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A Feira teve como objetivo estimular a cultura e práticas empreendedoras aos alunos do IFRO, com diversas amostras de produtos alimentícios, produzidos e comercializados pelos próprios alunos.

As atividades foram realizadas no próprio Campus Ji-Paraná, no dia 19 de outubro de 2022, sob organização do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/IFRO/Ji-Paraná) e da Redinova (Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia/IFRO/Ji-Paraná). Conforme os alunos do IFRO, a Feira de Estágio, Emprego, Empreendedorismo e Oportunidades foi uma excelente experiência, pois teve todo um planejamento com elaboração de planos de negócio e marketing.

Para os discentes, o evento contribuirá em suas carreiras, visto que a dinâmica de atender pessoas e saber quais demandas do público é um aprendizado muito importante. Como também de ter incentivado a cultura empreendedora entre os participantes. Dentro da programação da Feira ocorreram várias ações relacionadas ao tema. Os alunos das turmas do Curso Técnico em Química e do Curso Técnico em Florestas produziram e comercializaram diversos produtos, como: drinks sem álcool, brownies e alguns doces, feitos na maior parte com ingredientes da região, e fizeram exposições de várias flores.

Foram também apresentados produtos produzidos pelos projetos: Troca de Saberes, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Projeto Cortando Grades e Costurando Sonhos e Projeto Sabão Artesanal e Ecológico, todos organizados pelo IFRO. Além das amostras, ocorreram palestras e oficinas com o objetivo de aproximar os participantes do mercado de trabalho e do empreendedorismo. E, ainda, uma oficina de clínica financeira, na qual os alunos e ao público participante tiveram um suporte, com práticas de planejamento orçamentário e educação financeira. Com possíveis soluções para adequar gastos e receitas pessoais, realizada pelo SICOOB (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), parceiro do IFRO Campus Ji-Paraná.

• Feira-Redinova-Jipa_1
  • Feira-Redinova-Jipa_10