Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná fazem visita técnica à Terra Indígena Sete de Setembro

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h09 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h09 | Acessos: 23606

13 10Jipa visitaEstudantes do Curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram à Terra Indígena Sete de Setembro do Povo Paiter Suruí, no dia 6 de outubro. Os alunos são do oitavo e décimo período do curso e realizaram visita técnica ao Cento Cultural Wagoh Pakob, na Terra Indígena Sete de Setembro do Povo Paiter Suruí, localizada na cidade de Cacoal.

Os alunos foram recebidos pelas lideranças Gasodá Suruí (doutorando em Geografia pela UNIR/Universidade Federal de Rondônia), Fabricio Suruí (mestrando em Primatologia Museu Emílio Goeldi, em Belém de Pará), Luiz Suruí, Fábio Suruí e equipe. Na aula de campo puderam conhecer na prática um pouco sobre a relação da comunidade com a floresta, o consórcio de lavouras, o processo de reflorestamento, a certificação da castanha e o processo de produção do café.

“Passamos por dois anos de pandemia com atividades remotas e queremos que nossos alunos tenham o momento de vivência nas mais diversas relações com a floresta”, explicou a Professora Andreza Mendonça. A visita faz parte do projeto de curricularização de extensão, realizado de forma interdisciplinar pelas professoras Andreza da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação e Lediane Fani Felzke da disciplina de Ética, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais.

Por meio de uma roda de conversa com Gasodá Paiter Suruí, os alunos foram orientados sobre o processo de certificação da castanha do Brasil e sobre o Café Robusta Amazônico produzido de forma sustentável na comunidade e premiado nacionalmente. “A visita é um meio para que os alunos do Curso de Engenharia Florestal possam conhecer de perto e aprender com a ciência dos povos indígenas, agregando saberes a sua formação profissional”, pontuou a Professora Lediane.