IFRO tem representante no Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 18h10 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 18h10 | Acessos: 51745

Jipa NACO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, esteve representado no VI ENPAIF (Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais), que ocorreu de 11 a 14 de agosto de 2022 no IFCE (Instituto Federal do Ceará/Campus Fortaleza). A Professora EBTT/Arte e Coordenadora do NAC (Núcleo de Arte e Cultura/Campus Ji-Paraná), Marcela dos Santos Lima, participou do evento. Estavam presentes docentes de Arte dos Institutos Federais nas linguagens: Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, compartilhando experiências pedagógicas, ações de extensão, pesquisa e pós-graduação desenvolvidas no âmbito da Rede Federal. O tema deste ano foi “Arte, política e territórios culturais”.

A participação foi possibilitada após seleção no Edital 14/IFRO/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO). O edital é de incentivo à divulgação e participação em eventos científicos, tecnológicos e inovação por servidores do IFRO. A docente de Ji-Paraná compôs a Comissão Nacional de Mesas e Palestras, assim como outros arte-educadores do IFRO integraram grupos na Comissão Nacional.

Marcela proferiu palestra sobre o NAC/IFRO e apresentou o trabalho intitulado: “Projeto Cine-IFRO implanta o primeiro Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Instituto Federal de Rondônia”. Iniciado pelo Campus Guajará-Mirim, o NAC foi também implementado no Campus Ji-Paraná, efetivando-se a partir do projeto aprovado pelo Edital 6/2022/REIT-PROEX/IFRO, de 4 de abril de 2022, intitulado: “Implantação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ji-Paraná: Habitar a Escola com Arte”. O projeto destina-se, além de outras ações, a (re)criar o Laboratório de Artes Visuais como espaço apropriado para as aulas de Arte, assim como espaço expositivo e de socialização entre os discentes do campus. “Durante o Encontro Nacional foi falado da importância dos espaços específicos para o ensino da Arte em suas diferentes linguagens, estou muito feliz em poder proporcionar ao Campus Ji-Paraná o retorno de um laboratório tão importante para as aulas e projetos destinados às Artes Visuais”, ressalta a docente.

Entre as demais palestras, a Professora do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro/Campus de Niterói), Andrea Falcão, apresentou pesquisa sobre o perfil cultural dos discentes dos Institutos cariocas e proferiu palestra sobre as Políticas de Arte e Cultura dos Institutos Federais pelo Brasil, debatendo questões como: Por que trabalhar a Cultura? Quais os objetivos deste processo? O que é um plano de cultura? “Sendo assim, o evento foi ao encontro daqueles que acreditam no exercício da Arte Educação como ação propulsora de transformação do ser no mundo, ampliando, assim, suas hipóteses de vida. Pois, ‘cultura não se injeta, se pratica’, como afirma Ana Mae Barbosa, e se transforma”, afirma Marcela Lima.

Conforme a Coordenadora de Cultura, Esporte e Cidadania/Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), Janaina Kelly Leite Chaves, “neste ano, tivemos a Aprovação da Resolução nº 2/REIT-CONSUP/IFRO, de 20 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a ‘Política de Arte e Cultura’ no âmbito do IFRO. Mais do que nunca, estamos trabalhando no sentido de desenvolver e refinar a Arte Educação tão importante para a formação humana, no âmbito da nossa instituição. Ao longo da pandemia da covid-19, tornou-se cada vez mais evidente o quanto a Arte e a Cultura são essenciais para nossa saúde, bem-estar e (re)existência, ainda que estejamos num cenário de desespero e caos. O ENPAIF se configura num evento relevante, sobretudo para os IFs, onde esperamos que todos os Arte Educadores possam participar e compartilhar experiências e boas ideias”.

“O retorno aos colegas e aos alunos já está ocorrendo com toda inspiração e conhecimento trazidos na bagagem a partir do Encontro, que nos motivou a planejar o nosso próprio encontro que será organizado para 2023. Se configurando no Primeiro Encontro de Docentes de Arte do IFRO”, conclui a Coordenadora.