Projeto de Robótica do Campus Ji-Paraná atenderá mais de cem alunos do IFRO e da Escola Jardim dos Migrantes

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 12h58 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 08h18 | Acessos: 130106

Robótica Jipa2O Projeto de Robótica LEGO no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, é ampliado. Neste ano serão atendidos 110 participantes: os alunos de 8º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim dos Migrantes e do Curso Técnico em Informática do próprio campus. Estão inscritos 58 alunos do IFRO e 52 alunos do colégio parceiro.

Coordenado pelo Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra desde o ano 2015, o projeto vem obtendo bons resultados. No ano passado, os bolsistas foram campeões na Olimpíada de Robótica. Para 2022, os dias das oficinas do projeto são às segundas-feiras, das 13 às 17h para os alunos da Escola Jardim dos Migrantes, nas quartas (13 às 17h) para as turmas A e B do IFRO e sextas (7h30 às 11h30) para turma da Escola Jardim dos Migrantes.

Para o atendimento da comunidade externa, a iniciativa conseguiu financiamento através do Edital 1/2021-IFES/Setec/MEC, sob o título “Projeto de Iniciação Tecnológica Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO para Alunos do Ensino Fundamental da Escola EEFM Jardim dos Migrantes de Ji-Paraná-RO”. O impacto social das oficinas de caráter multidisciplinar está associado à disponibilidade de recursos e infraestrutura no contexto escolar público, em uma instituição onde pelo menos 47% dos presentes são economicamente vulneráveis, com a renda dos membros das famílias sendo inferior a um salário mínimo e meio.

A realização de oficinas de caráter multidisciplinar, visando proporcionar à comunidade acadêmica da Escola Estadual Jardim dos Migrantes e do IFRO um processo de ensino-aprendizagem baseado em concretização de ideias e resolução de problemas, estimulando o desenvolvimento e o fortalecimento da cultura learning by doing. Além de permitir aos discentes serem os próprios protagonistas neste novo paradigma de aprendizagem através das experimentações práticas. O projeto aprofunda os conhecimentos sobre robótica educacional, nos seus aspectos teóricos, práticos e observacionais, e ainda ensina a construir, programar e testar robôs utilizando kits de Robótica LEGO para a realização de desafios autônomos.

Participante do projeto, Gabriel da Silva Chagas afirma que “o curso de robótica é um curso que me proporciona um aumento na capacidade de programação, aumento nas ideias tanto estéticas quanto criativas na hora de criar um robô, uma possível Inteligência Artificial etc. E no futuro isso me ajudará a entender algumas linguagens de programação com mais facilidade, pois os professores explicam de forma certeira, objetiva e fácil para entender”.

O bolsista Wallyson Machado de Lima realça a oportunidade de ensinar robótica básica para os novos estudantes da Informática: “com nossa grade de ensino eles aprendem que é possível fazer parte deste vasto mundo da automatização de máquinas”.

Nas aulas, o contato com tecnologias e ferramentas serão por meio das oficinas nos Laboratório de Robótica do Campus Ji-Paraná, que faz parte do Centro Tecnológico do IFRO. “O Centro tem potencial extremamente transformador, sendo um espaço que lhes proporcionará o acesso a um ambiente colaborativo, com todas as ferramentas e técnicas que possibilitam o desenvolvimento de suas habilidades de ideação e colaboração”, avalia o Professor Jackson.

• Robótica_-_Jipa1
  • Robótica_-_Jipa2