IFRO lança Projeto de Informatização Escolar em parceria com Senador Confúcio Moura

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 11h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 11h23 | Acessos: 80138

img materia projeto informatizacao escolarO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza o Lançamento do Projeto Informatização Escolar, desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura. A cerimônia será no IFRO Campus Ji-Paraná (Rua Rio Amazonas, 151 – Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná/RO), às 9 horas do dia 6 de maio de 2022. Na oportunidade, também ocorrerá o lançamento das obras de construção de ambientes administrativos e salas de aulas e a inauguração do Núcleo da Redinova (Rede de Incubadoras de Empresas do IFRO).

O Projeto de Informatização Escolar atende a demandas do Senador Confúcio Moura dentro do Orçamento Geral da União de 2021 e de 2022, no valor global de mais de R$ 20 milhões de reais. A proposta consiste na criação, implantação e manutenção de um sistema de informatização escolar para gerenciamento acadêmico e interface de usuários das Escolas Municipais de Educação Básica de Rondônia. As ações serão realizadas de acordo com convênios que estão sendo firmados entre o IFRO e as prefeituras, visando atender a escolas de 22 municípios de Rondônia.

Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, esta é uma iniciativa que contribui para a educação de um modo geral no estado, pois é um número grande de cidades a serem atendidas. “É também um importante laboratório para os nossos alunos dos níveis médio e superior do Campus Ji-Paraná, que estão atuando no desenvolvimento das ferramentas do projeto. Eles estão fazendo esse trabalho dentro da Incubadora, então, além de uma experiência prática e profissional durante o estudo, ainda terão orientação de como montar a própria empresa. É vantajoso tanto para as pessoas que vão ser beneficiadas, quanto para as pessoas que estão atuando no projeto, porque já estão adquirindo uma experiência e vão sair dos seus cursos com uma experiência profissional”, frisou.

Sobre o funcionamento do Informatização Escolar, o Diretor de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), Sergio Loss, explica que “o sistema corresponde ao desenvolvimento de um software de gestão escolar e de um aplicativo de smartphone para uso de profissionais da educação, alunos e pais dos escolares. A interface permitirá o acesso a dados acadêmicos ou educacionais tanto por computador quanto por meio da tecnologia móvel. Com a expansão, serão implantados também Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem Ativa”.