Projeto de Trabalho Socioambiental realiza palestra sobre “A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da rede Urbana do Município de Ji-Paraná-RO”

Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2022, 14h11 | Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2022, 14h11 | Acessos: 51447

Palestra Ji Paraná1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu a palestra “A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da rede Urbana do Município de Ji-Paraná-RO”. Organizada pelo Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), a atividade ocorreu no dia 28 de abril de 2022, no Auditório do IFRO Campus Ji-Paraná, com participação de discentes, corpo docente, direção e equipe do PAC (Órgão Fiscalizador do Projeto de Aceleramento e Crescimento), outras empresa parceiras do projeto e a equipe do PTSA Esgoto.

Conforme a Coordenadora/PTSA Esgoto, Kênia Cristina de Oliveira da Silva Santos, “a execução do projeto tem por finalidade desenvolver ações de sensibilização da população do perímetro urbano da cidade de Ji-Paraná acerca da ampliação do sistema de esgotamento sanitário considerando a conservação, o uso racional e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida através da incorporação de novos hábitos e atitudes individuais e coletivos”.

“Os pontos relevantes abordados na palestra refletem sobre os impactos causados no meio ambiente pela falta de saneamento básico e como funcionará a rede de esgoto e seu manejo na cidade de Ji-Paraná, e consequentemente, seus benefícios à sociedade, além disso, questiona como nós, enquanto cidadãos, podemos contribuir neste processo continuo da rede de esgoto para o meio ambiente”, completou Kênia, afirmando que “além de agregar valores e informações relevantes para a formação acadêmica, o projeto implica, também, contribuir na formação de cidadãos multiplicadores da conscientização ambiental dentro do seu vínculo social”.

A educadora que ministrou a palestra foi Nayara Albrigo, do PTSA Esgoto. Para os participantes, a proposta promoveu o exercício da cidadania ao abordar a consciência dos direitos e obrigações dos discentes e servidores para que estejam em pleno gozo das disposições constitucionais.

De acordo com Lauanny Kathryny da Silva Brito, do 1° ano A do Curso Técnico em Química, “participar da palestra foi algo gratificante pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre o saneamento básico, muitas coisas que foram ditas na palestra, eu não fazia ideia de como funcionava, então, para mim, foi uma palestra muito importante para o meu conhecimento como estudante e como cidadã”.

Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, a importância do evento está ligada à cidadania: “aos alunos conhecerem os problemas da cidade e as soluções que vão sendo encontradas e/ou propostas para resolvê-los e, também, proporcionar conhecimento a respeito do lixo, do esgoto e o quanto isso interfere no meio ambiente”.

Conforme Letícia, enquanto instituição é importante “desenvolver a consciência e colaborar na preservação do meio ambiente. A primeira coisa que a gente faz quando pensa na preservação do meio ambiente é cuidar do nosso lixo da forma mais adequada possível e, felizmente, em Ji-Paraná nós contamos com a coleta seletiva e com o destino da coleta reciclável. É muito importante o trabalho da estação de tratamento do esgoto, pois estamos na Amazônia e nossos rios são a nossa riqueza. Se a gente não cuidar, influencia diretamente na nossa qualidade de vida, dessa forma, é importantíssimo que nossos alunos conheçam as questões abordadas na palestra, sobretudo os alunos dos Cursos de Floresta e de Química, que trabalham diretamente com as questões do meio ambiente”.

• Palestra_-JiParaná
  • Palestra_-_Ji-Paraná1