Trabalho de docente do Campus Ji-Paraná é reconhecido com outorga da “Cruz do Mérito da Educação”

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 11h08 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 11h08 | Acessos: 59128

Comenda Cruz do Mérito da Educação1Os trabalhos de inclusão e acessibilidade realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, resultaram em reconhecimento à professora da unidade. Docente de Informática, Ilma Fausto foi reconhecida como comendadora, sendo outorgada a ela a “Cruz do Mérito da Educação” do Conselho da Câmara Brasileira de Cultura.

No evento realizado em 9 de abril de 2022, houve reconhecimento a membros de todas as áreas educacionais, saúde, militar e gestão do Brasil, A solenidade ocorreu no Casarão do Clube dos Militares da FAB, em São Paulo (SP).

Coordenadora de Educação a Distância no Campus Ji-Paraná, Ilma recebeu a honraria “Cruz do Mérito da Educação” pelos serviços prestados à educação. Ela foi agraciada no grau honorífico acadêmico de “Dama Comendadora”, motivado pelos significativos serviços prestados à área educacional em virtude dos trabalhos realizados sobre acessibilidade e inclusão na educação.

O Jornalista Gualter Carrara Júnior, Presidente dos Conselhos da Câmara Brasileira de Cultura, foi o apresentador da entrega das comendas e destacou durante o evento a importância da comenda para cada outorgado. A professora Ilma Fausto relatou que a indicação foi o resultado dos trabalhos desenvolvidos no IFRO para acessibilidade e inclusão e na área de tecnologia assistiva, trabalho que desenvolveu também no Mestrado em Educação Escolar (PPGEEProf/UNIR).

Contribuição à educação

Entre as ações que promoveu além da área de ensino, estão na pesquisa e extensão, incluindo cursos sobre a acessibilidade didática de documentos para que os professores do IFRO e de outras instituições pudessem trabalhar a inclusão de forma cotidiana. Projeto que integra sua dissertação de mestrado no PPGEEProf/UNIR, realizado em parceria com o IFRO.

A docente também desenvolveu trabalhos voltados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem “AVA Inclusivo”, ações de ambientação do aluno e professor para que o acesso ocorresse com apoio de tecnologia assistiva. Foi autora de três e-books dentro da abordagem inclusiva: “Caderno de Aulas Curso de Formação Continuada em Serviço: tecnologias assistivas com ênfase na educação especial na perspectiva inclusiva”; “Relatos de experiências sobre o curso de formação continuada em serviço: tecnologias assistivas com ênfase na educação especial na perspectiva inclusiva”; e “Projeto pedagógico do curso de formação continuada em serviço: tecnologias assistivas com ênfase na educação especial na perspectiva inclusiva”.

Escreveu capítulos de livros na área, como o “E-book Manual para Promover a Atualização Profissional Acadêmica Continuada”, e participou de eventos internacionais com oficinas sobre a produção de documentos com acessibilidade: Senid/UPF (Seminário Internacional de Inclusão Digital); I Seminário Internacional de Pensamento Computacional e 27° Ciaed (Congresso Internacional Abed de Educação a Distância).

No IFBA (Instituto Federal da Bahia) está ministrando curso sobre a importância da acessibilidade em cursos EaD (educação a distância); participou dos encontros pedagógicos do IFRO, IFAM e IFAC para ações relacionadas a acessibilidade. Atua na construção de hardware e software para inclusão, e no projeto Brinka – Um Aplicativo para Neurodiversidade, que foi aceito na Campus Party 2022, pelo IFRO.

Além de estar na construção de um teclado Braille para pessoas cegas e ser membro da Liga Voluntária WPT (Movimento Web para Todos) e da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPE). E trabalha em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) para montagem de uma cadeira de rodas motorizada.

• Comenda_Cruz_do_Mérito_da_Educação1
  • Comenda_Cruz_do_Mérito_da_Educação2