Campus Ji-Paraná tem representante no Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 11h58 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 11h58 | Acessos: 78991

Participação no evento internacional ABED 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, esteve representado no 27° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), entre os dias 20 a 24 de março em Fortaleza (CE). Coordenadora de Educação a Distância do Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, ministrou no evento um minicurso sobre a Produção de Documentos com Acessibilidade, com a proposta de criação, identificação e gerenciamento de conteúdos com acessibilidade em sala de aula, na perspectiva inclusiva.

O evento da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) deste ano teve como temática Modelos de Educação a Distância, como evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade? Com questões relacionadas ao engajamento do aluno EaD e como a tecnologia corrobora nas atividades de EaD e a gamificação no ensino, o evento também abordou entre as plenárias, discussões sobre o Ensino Híbrido.

A oficina da docente do IFRO está vinculada à sua dissertação no Programa de Mestrado em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR), sobre a infobetização dos profissionais da educação para o uso de Tecnologia Assistiva, por meio de um curso de Formação Continuada em Serviço pelas Tecnologias do Empoderamento e da Participação TEP e avalia o impacto dessa formação nos processos de ensino e de aprendizagem dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).

No evento da ABED foram apresentados os materiais, produzidos com imagens inseridas, com letras utilizadas sem pensar na acessibilidade do conteúdo para todas as pessoas e suas condições, isso acaba tornando o material inacessível para pessoas com deficiência ou com alguma necessidade específica. Assim, tornar o texto legível e acessível é incluir digitalmente a todos.

A Professora do PPGEEProf/UNIR, Marlene Rodrigues, participou de forma síncrona do evento e fez contribuições sobre a proposta do minicurso. Ela ratificou a relevância do evento para atualizações importantes no ambiente virtual de aprendizagem.

A Coordenação EaD do Campus Ji-Paraná fez um agradecimento especial à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), que incentivou a participação no evento, destacando as produções científicas dos professores.

• Participação_no_evento_internacional_ABED_1
  • Participação_no_evento_internacional_ABED_2