3ª etapa do Projeto “Entre Linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade” entrega lençóis e máscaras à comunidade

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 14h18 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 14h18 | Acessos: 64948

Jipa Entrega dos lençóis ao Hospital de Amor Unidade de Ji ParanáO projeto “Entre linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade”, desenvolvido desde 2020 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, entregou à comunidade externa lençóis e máscaras durante a execução de sua 3ª etapa, desenvolvida entre os meses de setembro de 2021 a março de 2022. A ação é coordenada pela Professora Alice Lacerda.

Inicialmente, o projeto distribuiu máscaras em tecido, mas com o surgimento de novas demandas, o projeto foi ampliado. Durante a 3ª etapa, contou inclusive com o apoio de outros projetos desenvolvidos no campus. Um dos apoios foi o projeto “Impressão 3D para o enfrentamento do Covid-19”, coordenado pelos Professores Clayton Ferraz e João Eujácio, o qual confeccionou o molde utilizado na pintura dos lençóis que foram enviados ao Hospital de Amor.

Outro apoio foi o do projeto “Produção e distribuição de sabonete e sabão caseiro em comunidades carente – ação de enfrentamento ao Covid-19”, que está na 2ª edição, coordenado pela Professora Joci Neuby, e que promoveu a distribuição de sabões e sabonetes. Externamente, também foi realizada uma parceria com a Pastoral da Criança, Diocese de Ji-Paraná, em que foram entregues 35 lençóis de solteiro e 90 máscaras, sendo o repasse às famílias realizado pela coordenadora da Pastoral.

Já o projeto “Entrega e Banho solidário”, que assiste moradores de rua, foi contemplado com sabão em barra, 55 máscaras e 10 lençóis. Os lençóis foram confeccionados utilizando roupas usadas doadas ao grupo de voluntários que executam o projeto.

Segundo a acadêmica do Curso Licenciatura em Química e bolsista no projeto, Alessandra, ter participado foi extremamente relevante. “Costurar solidariedade: foi exatamente o que fizemos! Fico muito grata por colaborar em um trabalho tão inspirador, me senti útil e fico feliz pelo aprendizado que obtive no processo de costura. Cada momento dedicado ao projeto foi de grande valia para mim. E sei também que foi bom para outras pessoas da comunidade, talvez, de outra forma eu não tivesse a oportunidade de prestar um serviço tão significativo. A colcha de retalhos costurados pode aquecer um corpo em uma noite fria para uma pessoa em desabrigo. A solidariedade costurada pode aquecer corações esperançosos”, afirmou.

Outras entregas

O “Entre linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade” também fez entrega ao Centro de Reabilitação Caminho de Luz, localizado no município de Ouro Preto do Oeste, que realiza um atendimento a pessoas em dependência química. Foram entregues 20 lençóis de casal, 125 máscaras em tecido, 2 toalhas de mesa, 33 fronhas, 29 lençóis de solteiro com elástico e 24 forros de colchão.

Para o Diretor do Centro, Filipi Pimenta, essa doação foi muito importante, pois o Centro “é uma instituição beneficente de poucos recursos, que atende homens, mulheres e famílias com crianças. O projeto Entre linhas chegou com doações de máscaras, lençóis, fronhas e capas de cama que são muito necessárias aos nossos residentes. Quero agradecer imensamente aos envolvidos neste lindo projeto”.

Entre as instituições demandantes, também foi contemplado o Hospital de Amor. A demanda foi apresentada pela Deputada Federal Silvia Cristina. A instituição recebeu o equivalente a 103 lençóis, todos identificados com a logo do Hospital. Quando foi realizada a entrega ao Hospital de Amor, a bolsista e acadêmica do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Poliana Pereira da Silva Montes, relatou que “participar do projeto Costurando Solidariedade foi uma experiência única em minha vida. Esse projeto teve como objetivo costura e entrega lençóis e máscaras para a comunidade de forma gratuita”.

Poliana completa: “neste momento difícil que passamos, em que saímos da rotina para entrar numa realidade totalmente fora do cotidiano, participar do projeto fez me sentir útil para outras pessoas. Tivemos um trabalho em equipe, em que eu fiquei na parte de pintura dos lençóis que foram doados ao Hospital do Amor. Eu me sinto grata ao IFRO e às demais pessoas que participaram do projeto pela oportunidade e a experiência ímpar que obtive”.

• Jipa_Entrega_de_lençóis__máscaras__sabão_e_sabonetes_a_representante_da_Pastoral
  • Jipa_Entrega_de_lençóis__máscaras_fronhas_forros__toalhas_sabão_e_sabonetes_ao_Centro_Caminho_de_Luz
  • Jipa_Entrega_dos_lençóis_ao_Hospital_de_Amor__Unidade_de_Ji-Paraná