Estudantes e servidores do Campus Ji-Paraná realizam reunião com prefeitura de Ji-Paraná para reivindicar gratuidade do transporte estudantil

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 08h03 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 08h03 | Acessos: 65881

Reunião com Prefeitura IFRO Ji Paraná Servidores e Alunos 1Na terça-feira (15/3), uma comissão composta por servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, reuniu-se com o Secretário Municipal de Administração Jônatas de França Paiva e com o Vereador Welinton Poggere Goes da Fonseca para tratar sobre o transporte estudantil.

Representando o IFRO participaram o Diretor-Geral Substituto, Gleison Guardia; o Coordenador do Curso Técnico de Informática, Joao Eujacio Teixeira Junior; a Coordenadora do Curso Técnico em Química, Pamela Siqueira Oliveira de Jesus; e o Coordenador da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED), Joelson Dias da Silva.

Após a diminuição das restrições de isolamento social, a volta às aulas e o retorno da atividade do transporte público municipal de Ji-Paraná, os estudantes passaram a necessitar novamente de transporte escolar.

Atualmente o Campus Ji-Paraná tem cerca de 1.100 estudantes que se deslocam diariamente de diversas partes do município de Ji-Paraná e de municípios vizinhos, tais como Ouro Preto, Nova Londrina, Presidente Médici, Jaru, Nova União, Teixeirópolis, dentre outros, até o Instituto.

Entretanto, o transporte escolar pode custar de R$ 10,00 a R$ 20,00 por dia de estudo, dependendo da localidade do estudante, o que pode atingir, no mês, quase um terço do salário mínimo nacional. Somado a outros custos, tais como alimentação e material didático, esse valor impacta diretamente no orçamento familiar, podendo impossibilitar que estudantes de famílias de baixa renda continuem seus estudos.

Assim, uma comissão foi montada no IFRO para reivindicar da prefeitura municipal de Ji-Paraná 100% de gratuidade para o transporte escolar, possibilitando a permanência e o êxito dos estudantes, em um contexto de crescimento da inflação e da perda do poder de compra no Brasil.

Na reunião, o Secretário e o Vereador afirmaram que garantir a locomoção dos estudantes até as escolas do município é uma prioridade e que irão enviar um projeto de lei que permita o custeio da gratuidade a todos os alunos das escolas dentro do município que precisam usar o transporte público.

A comissão pretende continuar acompanhando a elaboração e a votação da lei para garantir a gratuidade do transporte escolar que ocorrerá nas próximas sessões – terças-feiras à noite. Todos os interessados podem participar e acompanhar as novidades e se fazerem presentes na sessão de votação do referido projeto de lei.

• Reunião_com_Prefeitura_-_IFRO_Ji-Paraná_Servidores_e_Alunos_1
  • Reunião_com_Prefeitura_-_IFRO_Ji-Paraná_Servidores_e_Alunos_2