Ciclo de Discussões do GELLIC ocorre no Campus Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h57 | Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h57 | Acessos: 239388

Ji Paraná ciclo discussões GELLIC 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, sediou o Ciclo de Discussões do GELLIC (Grupo de Estudos em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural) nos dias 15 e 16 de setembro de 2021. Neste ano, o tema do evento foi “A linguagem na perspectiva humanizadora em âmbito escolar”.

“Nos dois dias de evento, tivemos a participação de quase 200 pessoas, das diversas regiões do país. Isso nos mostra a importância de discutir o tema da leitura e da educação humanizadora em âmbito escolar, sobretudo neste momento em que sentimos os efeitos do distanciamento social e que evidenciou o espaço escolar como um lugar de encontro: encontro de ideias, de sonhos, de relações interpessoais, enfim um lugar de encontro de pessoas. Ao mesmo tempo, o evento nos mostrou que o GELLIC tem cumprido sua função social, por meio das pesquisas na linha da prática social de linguagem, estando vinculada diretamente à realidade social local e nacional. Ainda que de forma remota, cremos que conseguimos atingir nosso objetivo de promover reflexões, discussões e apontar possibilidades mudanças para um maior crescimento da sociedade por meio da educação”, explicou o Professor Luís Ribeiro Medeiros, que coordenou o evento proposto pelo GELLIC.

O formato do evento foi de duas mesas-redondas em formato on-line com participação dos membros do grupo e convidados para as reflexões sobre o tema. No dia 15/9, debateram “Eles leem, mas não compreendem”, com os professores Dagorberto Buim Arena (Unesp – Marília) e Adriana Pastorello Buim Arena (UFU) e mediação de Regiani Leal Dalla Martha Couto (IFRO). No dia 16/9, o tema “O uso da linguagem e sua atuação no processo de humanização e formação do sujeito” teve como debatedores os professores Moisés José Rosa (IFRO) e Mônica Apolinário (IFRO), com a mediadora Dioneia Foschiani Helbel (IFRO).

Os debatedores deixaram depoimentos sobre a participação no evento. Adriana Arena falou do compromisso do Grupo de Estudos GELLIC com a qualidade do ensino brasileiro ao organizar o ciclo de debates. “Este evento proporcionou ao público reflexões no campo de atos de leitura e de escrita, temas especialmente importantes nesse momento em que a escolha equivocada por uma proposta metodológica de alfabetização pode ampliar ainda mais o fosso da pobreza já existente no país. Um ensino que não esteja fincado na vida, que não tenha como objetivo desenvolver a criança como ser humano e cidadão engajado nunca será uma educação libertária e humanizadora. O ciclo de debates sensibilizou os professores a pensar suas práticas, a pensar a natureza da linguagem, a pensar a relação entre vida e escola, a pensar nas condições materiais objetivas do ensino emancipador. A bandeira do GELLIC também é a minha”, disse.

Dagoberto Arena falou sobre a escolha do título do livro “Eles leem, mas não compreendem”, de Elie Bajard, que é uma temática que o toca muito. “A organização desse evento é importante neste cenário brasileiro, e não podemos desconsiderar isso. Num momento em que o governo elabora uma formação de professores na área da leitura, tendo como orientação uma visão específica de leitura, mas técnica, nós estávamos discutindo um outro tipo de leitura, e acho importante fazer este contraponto. A sessão de perguntas e comentários serviu como um termômetro, porque deu pra sentir a inquietação que existe entre os professores do país, porque o evento atingiu não apenas Rondônia, mas muitos outros estados do país, o que foi uma grande vantagem de ter sido feito de forma remota. E essa foi uma grande novidade desse encontro”, afirmou.

A professora Stella Miller parabenizou pela organização desse evento: “é necessário expandir as fronteiras do conhecimento de um grande número de pessoas. Esse, para mim, é ponto de partida para a criação de necessidades de estudo, de reflexão sobre a prática, de transformação de sua forma de atuação, etc”.

“O evento propiciou momentos de reflexão sobre a linguagem. A relevância do debate reside exatamente na possibilidade de entender e trabalhá-la como fenômeno que humaniza, forma e expande a consciência de alunos e alunas”, ressaltou Moisés Rosa, que analisou ainda a organização e as discussões realizadas.

Conforme a Professora do IFRO Campus Ji-Paraná, Regiani Leal Dalla Martha Couto, “o ciclo de discussões foi um momento importante para refletirmos sobre a nossa prática em sala de aula. Ademais enquanto grupo de pesquisa fortalece as discussões da nossa linha de pesquisa e sobretudo por meio da extensão possibilitou dialogar com outros profissionais da educação, instigando ao debate e à reflexão dos nossos papéis sociais, sobretudo nesse momento sócio-histórico que vivenciamos”.

Histórico

O GELLIC/IFRO (Grupo de Estudos em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural) realiza anualmente um evento de extensão chamado SILLIC (Simpósio em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural), com o intuito de divulgar, discutir e disseminar os conhecimentos estabelecidos a partir das pesquisas realizadas pelos membros do grupo, as quais estão alinhadas à prática social da linguagem, que é a linha de pesquisa motriz do grupo.

A partir de 2020, por conta da pandemia da covid-19, as atividades do GELLIC passaram a ser no formato on-line, uma vez que os encontros presenciais não são recomendados pelas autoridades sanitárias. Por esta razão é que foi pensado para o ano de 2020, e se repetiu agora em 2021, um Ciclo de Discussões com mesas-redondas, com discussões transmitidas pelo Youtube.

• Ji-Paraná_-_ciclo_discussões_GELLIC_1
  • Ji-Paraná_-_ciclo_discussões_GELLIC_2