Campus Ji-Paraná leva trabalho “Produção de Documentos Acessíveis para Sala de Aula” no ENIERPT 2021

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 10h30 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 10h30 | Acessos: 248736

ENIEPERT 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, esteve representado no ENIERPT (Encontro Nacional sobre Inclusão Escolar da Rede Profissional Tecnológica). O evento foi sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), dias 21 e 22 de setembro, em parceria com outras instituições da Rede Federal.

O trabalho do Campus Ji-Paraná foi “Produção de Documentos Acessíveis para Sala de Aula”.  A proposta dialogou com os objetivos gerais do evento, que eram de discutir, junto aos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), docentes, equipes objetivo pedagógicas, servidores, estudantes e familiares, possibilidades e desafios da inclusão escolar no contexto da Rede Profissional Tecnológica.

Conforme a Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, “em tempos remotos nos deparamos com uma infodemia, materiais produzidos para sala de aula, com imagens inseridas, com letras utilizadas sem pensar na acessibilidade do conteúdo para todas as pessoas e suas condições, acabam tornando o material inacessível para pessoas com deficiência ou com alguma necessidade específica”.

“Assim tornar o texto legível e acessível é incluir digitalmente a todos. Esta pesquisa versa sobre a importância da produção de documentos com acessibilidade em sala de aula e foi proposto no grupo de trabalho uma reflexão para ações de pertencimento, foi recomendado que uma pessoa sem deficiência utilize os recursos de acessibilidade para entender as dificuldades encontradas nos documentos produzidos pelo professor ou que ele mesmo utilizasse os recursos e assim a discussão apresentou a importância da acessibilidade nos conteúdos para sala de aula, dentro da proposta da Escola Justa”, conclui a docente.

Segundo a organização do Encontro Nacional sobre Inclusão Escolar da Rede Profissional Tecnológica, com o crescimento de políticas públicas voltadas aos estudantes Público da Educação Especial (PEE) é importante pensar em atuações que proporcionem condições favoráveis no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Voltado aos Napnes e demais interessados no debate do tema, o resultado esperado pelo encontro era de reunir as instituições, de forma a possibilitar pensar em diferentes estratégias de enfrentamento dos desafios da inclusão escolar no contexto da Rede Profissional Tecnológica.

As instituições organizadoras do ENIERPT deste ano foram o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), mais os Institutos Federais do Amapá (IFAP), Baiano (IF Baiano), da Bahia (IFBA), Catarinense (IFC), Fluminense (IFF), do Paraná (IFPR), de Mato Grosso do Sul (IFMS), de Santa Catarina (IFSC), de São Paulo (IFSP) e do Sertão Pernambucano (IFSertão PE).

• ENIEPERT
  • ENIEPERT_2