Campus Ji-Paraná realiza Aula inaugural dos cursos de Gestão Comercial e Gestão Pública na modalidade EaD

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 14h52 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 14h56 | Acessos: 92988

8 1

O Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná realizou, no dia 19 de agosto, às 19h, virtualmente, a aula inaugural dos Cursos de Gestão Comercial e Gestão Pública na modalidade EaD. Na ocasião, foi ministrada a palestra "Desafios e Ornitorrincos da Gestão Pública Brasileira" por Basílio Leandro de Oliveira, Secretário Adjunto de Educação do Município de Porto Velho. O evento contou com a participação dos novos alunos, da diretora-geral, da coordenadora de educação a distância do campus, do Diretor de Educação a Distância, Aloir Pedruzzi , da Coordenação de Atenção ao Educando (CAED) e do professor mediador, Gilmar Vieira Gomes.

Para o palestrante Basílio Leandro de Oliveira, que abordou o tema “Desafios e Ornitorrincos da Gestão Pública Brasileira, a evolução em termos de qualidade no serviço público é algo que a população clama e exigirá, cada vez mais, de forma constante. “Para atender essa demanda justa do cidadão, os gestores públicos terão que se submeter a processos de qualificação continuada, que se inicia na graduação e perdurará por toda a sua carreira. Na esfera privada não é diferente, lembrando que mais da metade das pequenas empresas encerram suas atividades antes de completar um ano de funcionamento. Nesse contexto, parabenizo o Instituto Federal de Rondônia por oferecer os cursos de Gestão Comercial e Gestão Pública, cumprindo assim sua importante missão e fazendo sua parte para evolução de nossa sociedade", analisou.

Tercio Lins de Mendonça, aluno do curso de gestão pública e egresso do MBA em Gestão Pública, parabenizou pela palestra com tema muito pertinente. “O palestrante de forma coerente abordou a Gestão Pública, Gestão Comercial e suas competências. Percebi que no curso o aluno tem a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades conceituais, humanas, técnicas e, sobretudo, espírito empreendedor. Também aprende técnicas e teorias que o possibilitam ser um administrador capacitado a observar, diagnosticar e intervir nas organizações. Seja no setor público, no setor privado ou no terceiro setor. A gestão pública é a atividade que se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e também do patrimônio público. Entre os seus principais objetivos estão a garantia de que o atendimento ao público funcione de maneira eficiente, bem como o aproveitamento racional de recursos financeiros", comentou.

A professora Ilma Fausto, coordenadora de EaD do Campus Ji-Paraná, reafirmou a importância do acolhimento do aluno e que a aula inaugural proporciona a socialização e reconhecimento da importância dos atores no processo de ensino e aprendizagem. “Identificar colegas e professores traz para o aluno a segurança que ele precisa para dar andamento no curso e traz também o sentimento de pertencimento que ele precisa para se organizar para as atividades e ações do curso”, disse acrescentando que: “é importante produzir conteúdos com acessibilidade, entende-se que deixar o conteúdo acessível depende de quem produz o conteúdo, bastando seguir os quatro princípios a seguir: Perceptível; Operável; Compreensível, Robusto. O conteúdo deve permanecer acessível. É oportuno lembrar que diretrizes de usabilidade tornam o conteúdo mais utilizável por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência”.

• 2_4
  • 6_1