Formação on-line de Multiplicadores da Educação Midiática inicia no Campus Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 18h49 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 18h54 | Acessos: 68573

1 3

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná realizou no dia 11 de agosto, a aula inaugural da Formação on-line de Multiplicadores da Educação Midiática - IFRO 2021. A capacitação é fruto da parceria estabelecida com o Instituto Palavra Aberta/Educamídia e a unidade educacional.

Segundo a gestora de projetos no Instituto Palavra Aberta, Saula Ramos, todo mundo produz e consome conteúdo e o excesso de informações é um desafio ao nosso senso crítico. “Lidar com esses obstáculos altera profundamente nossa ideia de alfabetização. Não basta ler o que chega às nossas mãos. É preciso interpretar intenção, autoria e contexto. É preciso dominar as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz nesse ambiente. Acreditamos que o caminho é a educação midiática, a habilidade de ler criticamente e participar de forma ativa do mundo conectado em que vivemos. Educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É mudar a relação dos jovens com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. É educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado", explica. 2 3

A coordenadora do curso de formação de professores, Ilma Fausto, destaca a importância dessas parcerias para o campus. "Para somar conhecimentos e expandir as ações do IFRO nos cursos FIC. Sabemos que esse compartilhamento de informações traz um diferencial para nosso cursista. E hoje o uso da tecnologia em sala de aula, deixou de ser um diferencial, passou a ser uma necessidade vinculada também na BNCC", complementa.

Parceria

O Campus Ji-Paraná assinou Acordo de Cooperação com o Instituto Palavra Aberta, uma organização nacional sem fins lucrativos, que atende diversas instituições públicas com a formação de professores e cursos relacionados à educação midiática e ao tratamento de informação.

O plano de trabalho tem por objeto a elaboração e cedência de conteúdos, relativos à área de atuação do Instituto Palavra Aberta, para vincular ao ambiente virtual do Campus Ji-Paraná em palestras, cursos e ações de formação, na modalidade a distância. A contrapartida do IFRO é a oferta do curso, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na modalidade a distância, e seus recursos em tecnologia digital da informação, bem como a assessoria de servidores capacitados para instruir os colaboradores do curso sobre o seu uso.

Todos os detalhes da parceria estão disponíveis no link : https://portal.ifro.edu.br/ji-parana/noticias/11236-campus-ji-parana-e-instituto-palavra-aberta-assinam-termo-de-parceria