Campus Ji-Paraná terá debate sobre “A linguagem na perspectiva humanizadora em âmbito escolar”

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 10h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 10h27 | Acessos: 51269

ciclo discussões GELLICO Ciclo de Discussões do GELLIC (Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural) será realizado em setembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. O evento é destinado especialmente a profissionais da educação, alunos de licenciaturas e outros públicos de áreas afins. O debate será sobre o tema: “A linguagem na perspectiva humanizadora em âmbito escolar”.

O evento on-line acontecerá no ambiente Even 3, nos dias 15 e 16 de setembro de 2021, às 19 horas (horário local). Segundo a líder do GELLIC, Regiani Leal Dalla Martha Couto, o objetivo do evento promovido pelo Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural é fomentar reflexões a respeito dos aspectos que envolvem o trabalho educativo no processo ensino-aprendizagem de leitura e escrita a partir da perspectiva humanizadora.

Ocorrerão dois momentos de diálogos humanizadores: dia 15/9/2021, com a mesa-redonda: “Eles leem, mas não compreendem”, em que participam os debatedores: Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena (UNESP) e Profa. Dra. Adriana Pastorello Buim Arena (UFU), com mediação da Profa. Doutoranda Regiani Couto (IFRO).

A mesa abordará temas no campo de atos de leitura, com destaques para as crianças no ensino fundamental. A intenção é a de, inicialmente, mapear os equívocos entre os objetivos e as propostas metodológicas da tradição escolar governamental – criada ao longo dos dois últimos séculos por grupos políticos com suporte e assessoria encontrados em vertentes do conhecimento científico – para desvendar as contradições existentes entre aquilo que se deseja alcançar, as propostas pedagógicas e os resultados no ponto de chegada. Em seguida, serão comentadas propostas de organizações escolares à margem da tradição oficial, históricas ou ainda com vida, concepções sobre a linguagem escrita, os atos para compreendê-la, seu ensino, sua aprendizagem e ponto de chegada, isto é, o desenvolvimento da criança como ser humano, do ponto de vista da ontogênese, para poder aprofundar a compreensão das relações humanas, e de sua contribuição para o desenvolvimento da própria espécie, do ponto da filogênese.

No dia 16/9/2021, a mesa-redonda sobre “O uso da linguagem e sua atuação no processo de humanização e formação do sujeito” terá presença do Prof. Dr. Moisés José Rosa (IFRO) e Profa. Dra. Mônica Apolinário (IFRO), com mediação da Profa. Doutoranda Dioneia Foschiani Helbel (IFRO),

As inscrições estão sendo feitas pelo link https://www.even3.com.br/gellic2021/