Aula inaugural do curso de Formação Iniciação de Tecnologias Educacionais para Ensinar e Aprender é realizada em Ji-Paraná

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 12h05 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 12h05 | Acessos: 51414

Aula Inaugural em Ji Paraná EaD 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a aula inaugural do Curso de Formação Continuada em Serviço de Professores: Tecnologias Educacionais para Ensinar e Aprender. Realizada em ambiente virtual, a aula ocorreu na noite de 9 de agosto.

Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, “a pandemia mergulhou a educação no mundo digital, de um dia para o outro, educadores precisaram utilizar as mais diferentes tecnologias e metodologias para ensinar seus alunos a distância. Essa mudança deixará suas marcas na educação, pois em um segundo momento poderemos escolher, com mais calma e propriedade, quais ferramentas, quais conteúdos, quais metodologias usaremos para realizar o processo de ensino e aprendizagem de um determinado público alvo. A educação não será somente a distância, via uso de tecnologias, mas também, presencial, pois são ferramentas inovadoras e conectadas com a atualidade. O curso de Tecnologias Educacionais para Ensinar e Aprender vem, neste sentido, proporcionar capacitação aos profissionais da educação. Bons estudos a todos os educadores”.

A Coordenadora do Curso de Curso de Formação Continuada em Serviço de Professores: Tecnologias Educacionais para Ensinar e Aprender, Ilma Fausto, entende “a importância da formação de profissionais da educação em tempos de pandemia, o saber usar o recurso certo e de forma correta traz benefícios não só para o aluno, mas também traz autonomia para o professor em sala e sua aula”.

O Diretor de EaD do IFRO, Aloir Pedruzzi, explica que o curso surgiu a partir de uma demanda de solicitações dos secretários municipais de educação de Rondônia, a partir da dificuldade realçada em tempos de pandemia em trabalhar com as novas tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos. A ideia é que os professores possam trabalhar com ferramentas simples e também com as mais complexas.

O convidado para a aula inaugural foi o Professor Sergio Crespo Coelho. “Ele apresentou as lições aprendidas no ensino remoto emergencial durante o período de pandemia. Quais foram as principais dificuldades para implementação do processo educacional e quais são os desafios para o futuro. Com isso, já na aula inaugural, observamos a importância desse curso”. Ainda segundo Aloir, foi abordado como preparar os professores para trabalhar não só neste período emergencial, como também trabalhar daqui para frente, além de outros temas importantes para atendimento aos alunos que estão cotidianamente envolvidos com diversas tecnologias.

Pensando que a capacitação contribui para a oferta de um ensino diferenciado e voltado mais para a tecnologia, o Professor Aloir conclui que o “curso ganha um papel muito importante para a sociedade, tendo em vista que estamos capacitando profissionais que vão ensinar e gerar educação no nosso estado e em outros estados do Brasil, uma vez que é ofertado na modalidade a distância e possui abrangência nacional”.

• Aula_Inaugural_em_Ji-Paraná_-_EaD_1
  • Aula_Inaugural_em_Ji-Paraná_-_EaD_2