Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Ji-Paraná participam da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 18h10 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 18h10 | Acessos: 40071

1 1No dia 08 de agosto, estudantes do Curso Técnico de Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os grupos de alunos da unidade conquistaram 1º, 2º e 4º lugares, garantindo classificação para etapa nacional, que acontecerá de 11 a 15 de outubro de 2021.

Segundo a Diretora-Geral Letícia Pivetta, a OBR sempre foi um prazeroso desafio para os alunos do Campus Ji-Paraná, “tendo na pessoa do Professor Jackson e sua equipe sempre grandes incentivadores. Parece brincadeira, mas é brincadeira de gente grande e inteligente, pois exige estudos e muita dedicação. Mesmo com as mudanças em decorrência da pandemia e do momento de atividades remotas, as equipes de robótica do Campus Ji-Paraná superaram obstáculos e obtiveram excelentes resultados na OBR, o que nos deixa muito orgulhos. Parabéns às equipes e sucesso nas novas etapas".

O Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra, que lidera o projeto de robótica no campus desde 2014, destaca que a etapa estadual da OBR é realizada anualmente pelo IFRO, em Porto Velho e que, em decorrência da pandemia, o evento foi transferido para o formato on-line, através de simuladores. “Esses alunos participam de oficinas que ensinam eles a programarem os robôs, a usarem a robótica educacional. Eles aprendem fundamentos da lógica de programação para fazerem os robôs se comportarem de forma autônoma. Esse projeto de robótica é integrador, e foi aprovado no último edital de 2020, voltado para o ensino, a pesquisa e a extensão. Nós temos tido bastante sucesso na OBR, sempre estamos entre os três primeiros colocados, no ano passado também ficamos em 1º lugar, fomos para a etapa nacional, e quase conseguimos classificação para o mundial”, destaca o docente.

Para a estudante Dominique Joli de Souza Salles Peixoto, participar da olimpíada de robótica “era uma coisa que nunca tinha sequer passado pela minha cabeça, assim como a robótica na verdade, eu já tinha ouvido falar da competição, mas não pensava que chegaria a realmente participar dela um dia. Então eu entrei no IFRO, o projeto de robótica começou, conheci uma equipe maravilhosa e participar da OBR se tornou algo bem real. O processo de fazer o código e a competição em si foram difíceis, por termos de aprender em um simulador completamente novo e principalmente por conta do nervosismo de estar naquilo pela primeira vez, mas no fim deu tudo certo e conseguimos construir um código (embora as curvas de noventa graus não fossem seu forte), nós participamos e aprendemos que, apesar das dificuldades, foi muito gratificante poder participar e quem sabe inspirar mais garotas a entrarem no meio da robótica".

José Vinícius Machado Martines, que também participou da competição, disse que “em um ano tão desafiador para a educação de forma geral, em que foi preciso se manter motivado e focado nos estudos, participar e vencer a fase estadual da OBR nos faz ver que valeu a pena o esforço, somente aqueles que sofreram por muito tempo conseguem ver a luz através do código”.

Rafael Felipe de Oliveira Aguiar comentou que estar na OBR foi algo muito gratificante e vencê-la “me deixou muito feliz. Nossa equipe se empenhou e colocou muito esforço no projeto, foi uma longa caminhada com muitos obstáculos, mas conseguimos superar a maioria deles. Eu fiquei responsável pela arena, para minha tristeza ela quase não foi usada, mas tá tudo bem. Agora só podemos tentar melhorar nosso código para a próxima fase”.

De acordo com o estudante Renan da Rocha Santos, foi muito gratificante poder participar deste projeto que o IFRO oferece. “Saber que por meio dele pudemos chegar até esta etapa nesta edição da OBR nos inspira a continuar sempre evoluindo e ampliando nossos conhecimentos. Apesar de continuamente encontrarmos erros que dificultavam o desenvolvimento do nosso código, não desistimos de tentar solucioná-los. Esperamos nos aprimorar ainda mais nesta próxima etapa e que possamos dar o nosso melhor na fase nacional”.

Wallyson Machado de Lima relata que foi bem complicado o desenvolvimento do código, pois o sistema atualizava diariamente, “mas com muito esforço e horas de aperfeiçoamento conseguimos obter a vitória para o nosso campus. Tudo na vida depende do quanto você quer conquistar algo”.

Conforme relato da aluna Amanda Rangel Marchiori, quando a equipe de que participava entrou na OBR “tínhamos e temos a esperança de motivar garotas a procurarem a robótica, pois se você for avaliar são poucas que estão presentes. Era a primeira vez em que eu e minha equipe iríamos participar de uma competição, passamos algumas dificuldades porque o programa usado pela OBR era totalmente novo. Foi um mês de pesquisa e nos dias seguintes em que testamos os códigos ficamos até tarde tentando ajustar o código do preto que não estava tão bom, porém eu posso afirmar que nunca aprendi tanto. Como eu digo: não há vitória sem uma luta e, particularmente, quero mostrar isto para aquelas garotas que são apaixonadas por informática, da mesma forma que eu sou”.

           

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza a temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.

  • 1_1
  • 2
  • 4
  • 5
  • Amanda
  • José_Vinícius
  • Mariana
  • Rafael
  • Renan
  • Wallysson
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.