Campus Ji-Paraná realiza Palestras em Saúde para público interno

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 18h57 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 18h57 | Acessos: 29998

2 2

Todos os servidores e os terceirizados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram chamados a participar das Palestras em Saúde no dia 4 de agosto. A atividade é referente ao Plano de Contingência do IFRO (covid-19) e faz parte das ações do Grupo de Trabalho (GT-3) da Comissão Local do Plano de Contingência.

As palestras aconteceram virtualmente, via Cisco Webex. No âmbito do IFRO, foi constituída uma Comissão Geral para o Plano de Contingência da covid-19 e nos campi as Comissões Locais. No Campus Ji-Paraná, a Comissão Local foi constituída pela Portaria 28/JIPA-CGAB/IFRO, de 5 de fevereiro de 2021, com intuito de instruir e auxiliar no cumprimento do Plano de Contingência do IFRO.

A Comissão Local foi dividida em grupos de trabalho chamados de GT, e cada grupo ficou responsável por executar atividades específicas. O evento foi realizado pelo GT-3, que possui como competência o direcionamento para as realizações das capacitações/oficinas internas (uso correto das máscaras; EPIs; normas e rotinas dos setores). Os membros do grupo convidaram duas palestrantes com conhecimentos específicos na área para promover a capacitação dos servidores e dos terceirizados do Campus Ji-Paraná.

A Biomédica Amanda Oliveira dos Santos Melo abordou o tema “Retorno às aulas presenciais durante a pandemia”. “Quando eu recebi o convite, fiquei muito feliz e bastante admirada com a postura da instituição de estar preparando um plano de ação eficiente para o retorno as aulas. Portanto, foi de suma importância uma palestra com o objetivo de instruir os funcionários da empresa acerca dos cuidados que devemos ter durante esta pandemia da covid-19, bem como também as orientações de medidas as quais a instituição deve adotar para o retorno de suas atividades presenciais”.

“Esses tipos de iniciativas, trazendo esses eventos acadêmicos, são muito importantes para capacitar os funcionários, porque além da fala do palestrante, tem também o momento para perguntas e respostas que é bastante enriquecedor. Os participantes podem tirar suas dúvidas referentes ao assunto, porque muitas vezes os mesmos ouvem tantas informações que ficam sem saber quais são verdadeiras e quais são fake news. E por isso, um evento com profissionais da saúde que estão atuando na área traz confiança nas informações que são ministradas. Mais uma vez, eu agradeço imensamente o convite realizado e fico muito feliz em poder passar adiante os meus conhecimentos, bem como também aprender a cada dia mais, pois nos colocarmos em determinadas situações e desafios nos mobiliza a nos aperfeiçoarmos cada vez mais e a sempre estarmos atualizados quanto aos assuntos”, completa Amanda.

A palestra abordou o processo de contaminação; o cuidado com superfícies e métodos de assepsia; as medidas a serem adotadas para um possível retorno às atividades presenciais: para aulas teóricas, práticas e laboratório; para espaço de convivência: refeitório, quadra de esportes etc.; para setores administrativos e para docentes e discentes. A profissional é doutoranda em Farmácia e mestre em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente, atua como Pesquisadora no Projeto de Pesquisa Monitoramento dos indivíduos recuperados de covid-19 na cidade de Salvador e Região Metropolitana, pelo grupo Rede Co-Vita (UFBA). E trabalha com análise genômica de bactérias multirresistentes, como Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli, para caracterização do viruloma, mobiloma e resistoma.

A segunda palestra foi com a Médica Erica Patrícia Cavalcante Barbalho, que tem residência médica em Neonatologia e especialização em residência médica em Pediatria pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e especialização em Educação na Saúde para Preceptores pelo Hospital Sírio-libanês.

O tema da palestra foi “Retorno às atividades presenciais de forma segura”, tratando sobre a reação do corpo pós-vacina; quais condutas devem ser adotadas; autocuidado com medicação para sistema imunológico; automedicação e suas consequências; autocuidado com um possível retorno das atividades presenciais no trabalho; orientações para o quadro de funcionários (técnicos e docentes) e alunos; orientações para o quadro de funcionários (técnicos e docentes) e alunos idosos, profissionais e alunos com comorbidades (vacinados ou não), gestantes, obesos, entre outros.

Segundo a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, foi importante a ação do GT de capacitação sobre a covid. “Tratou-se de excelente oportunidade para adquirirmos conhecimentos especializados sobre o assunto, tirarmos nossas dúvidas e nos sentirmos mais seguros para o momento em que compartilharemos o espaço do campus novamente”, analisou.

Visando à participação da equipe dos terceirizados do Campus Ji-Paraná, a Coordenação de Serviços Gerais (CSG) disponibilizou salas de aulas para aqueles que estavam desenvolvendo atividades presenciais, que, respeitando todos os protocolos sanitários, assistiram às palestras transmitidas pelos televisores da unidade. “Tivemos ampla participação dos servidores”, avaliaram os organizadores sobre a participação da comunidade interna no evento.

A servidora Tatiana Gigliola disse no bate-papo do Webex: “quantas informações interessantes. Estou gostando”. Outros comentários também confirmaram o interesse no assunto, como os escritos pelos servidores Luciana Cristina Pereira, Jailde de Fatima Gois, Maria do Livramento Porto de Lima, Fernando Ferreira Pinheiro, entre outros.

• 1_2
  • 2_2