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Campus Ji-Paraná e Instituto Palavra Aberta assinam termo de parceria

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 12h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 12h45 | Acessos: 71345

 Reunião IFRO e Palavra Aberta em Abril de 2021O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná, assinou Acordo de Cooperação com o Instituto Palavra Aberta, uma organização nacional sem fins lucrativos, que atende diversas instituições públicas com a formação de professores e cursos relacionados à educação midiática e ao tratamento de informação.

O plano de trabalho tem por objeto a elaboração e cedência de conteúdos, relativos à área de atuação do Instituto Palavra Aberta, para vincular ao ambiente virtual do Campus Ji-Paraná em palestras, cursos e ações de formação, na modalidade a distância. A contrapartida do IFRO é a oferta do curso, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na modalidade a distância, e seus recursos em tecnologia digital da informação, bem como a assessoria de servidores capacitados para instruir os colaboradores do curso sobre o seu uso.

Para a Diretora-Geral do campus do IFRO, Letícia Pivetta, “a importante parceria do Campus Ji-Paraná com o Instituto Palavra Aberta deverá contribuir para a capacitação dos docentes com respeito ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, hoje indispensáveis para a realização do processo de ensino e aprendizagem. A educação midiática é parte integrante e importante deste processo e deverá contribuir não somente para o uso adequado dos recursos das TICs, como também para tornar os espaços virtuais compartilhados socialmente saudáveis, confiáveis e repletos de conhecimentos”.

Também ressaltando que a parceria traz benefícios para ambas as instituições e para o público que receberá seu conteúdo, a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andreia Mendonça dos Santos Lima, diz que a parceira, em forma de cursos, palestras, oficinas e outros, pode contribuir para “combater a desinformação como forma de garantir o direito à informação, ao conhecimento, à livre manifestação de pensamento, os quais fazem parte do exercício pleno da liberdade de expressão. Além disso, esta parceria permitirá a capacitação de muitos professores com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”.

Ellen Vieira Pacífico Silva, Chefe do Departamento de Extensão do campus (Depex), corrobora esse pensamento: “a educação midiática é uma realidade na qual estamos inseridos, a parceria do IFRO Campus Ji-Paraná com o Instituto Palavra Aberta irá fomentar a educação e a cultura respeitando a liberdade de pensamento e opiniões”.

O Campus Ji-Paraná vai disponibilizar, além do AVA/infraestrutura tecnológica, salas de aula física e servidores para colaborar na viabilização do curso, desempenhando as atividades como a elaboração do projeto pedagógico do curso, a divulgação do processo de seleção e matrícula.

Ao Instituto Palavra Aberta cabe a elaboração e a disponibilização do conteúdo relativo à sua área de atuação, para a colaboração no planejamento de palestras, curso e ações de formação; para conduzir encontros síncronos com os participantes do curso; capacitar um colaborador para ministrar as aulas; responder perguntas dos participantes de forma assíncrona e auxiliar durante a execução das atividades.

“Como o objeto deste Acordo de Cooperação é a promoção de palestras, cursos e/ou ações de extensão para formação de profissionais da educação e alunos, na modalidade a distância, para o desenvolvimento social, econômico e educacional, vejo que ambas as partes serão contempladas. A missão do Campus Ji Paraná é buscar parcerias, seja dentro do estado ou fora, para que possamos atender nossos alunos da melhor forma possível, seja no estágio ou em capacitações de cursos no geral”, diz a Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade do campus, Edeli Diogo de Oliveira.

 

Histórico

As tratativas entre o Campus Ji-Paraná e o Instituto Palavra Aberta iniciaram no mês de abril deste ano, com as primeiras reuniões realizadas em ambiente on-line. Agora com a assinatura da parceria, a meta do Plano de Trabalho é a criação e desenvolvimento de conteúdo e atividades, por meio de cursos ou palestras, para a formação de profissionais da educação, na modalidade a distância, relativos às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para atender 300 cursistas.

Já o objetivo geral reside em elaborar e ceder conteúdos relativos à área de atuação do Instituto Palavra Aberta, para vincular ao ambiente virtual do Campus Ji-Paraná em palestras, cursos e ações de formação, na modalidade a distância. Dentre os objetivos específicos estão a criação de conteúdos relativos ao uso da TDIC; disponibilizar os conteúdos para vinculação no AVA; assessorar a equipe pedagógica sobre o conteúdo; promover encontros síncronos sobre os conteúdos; e orientar para a aplicação correta dos trabalhos.

Durante a reunião do dia 20/4/21, a representante do Instituto Palavra Aberta, Saula Ramos, ratificou a importância da parceria: “será uma parceria de muito sucesso. Ter uma entidade com a força da IFRO aplicando os conceitos de educação midiática na formação de professores fortalecerá nossa iniciativa”.

Nessa primeira reunião realizada, a Diretora de Ensino Andreia Mendonça afirmou que “foi um enorme prazer conhecer o Instituto Palavra Aberta e seu programa EducaMídia e estabelecer laços de parceria, pois o EducaMídia preocupa-se em preparar nossas crianças e jovens para um aprendizado crítico e com responsabilidade, bem como, capacita professores e os engaja à sociedade no processo de educação midiática. Esta parceria entre IFRO Campus Ji-Paraná e o Instituto Palavra Aberta é muito importante porque permitirá tanto a alunos quanto a servidores o desenvolvimento de uma interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade”.

A Coordenadora de Educação a Distância do Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto, afirmou que “as parcerias tecnológicas são importantes para nosso campus para ampliar o letramento digital dos professores, tornando-os multiplicadores de conhecimento”

Observando o momento vivenciado, a Diretora-Geral Letícia Pivetta realçou sobre “a importância da capacitação dos educadores com respeito ao mundo digital: o uso das TIC foi uma barreira ultrapassada, impulsionada pela pandemia, mas que permitiu um salto para a educação e que a capacitação é chave para os ajustes e direcionamentos necessários para a consolidação da educação no mundo digital”.

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