Campus Ji-Paraná realiza atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 10h13 | Última atualização em Quarta, 16 de Junho de 2021, 10h13 | Acessos: 80179

Evento em Ji Paraná 1No período de 07 a 11 de junho de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou, em parceria com a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Semana do Meio Ambiente. O evento foi realizado de forma gratuita, com a proposta de cursos e de atividades de capacitação. O evento foi executado através de Projeto de Extensão protocolado no Departamento de Extensão (Depex) da unidade e aconteceu de forma on-line, reunindo comunidade acadêmica e membros da sociedade civil.

Dentre os objetivos do evento estavam os seguintes: promover a integração com outros cursos do IFRO e demais comunidades acadêmicas; oferecer à comunidade interna e externa do IFRO palestras importantes sobre a temática, com abordagens e perspectivas distintas sobre o mesmo tema; despertar valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade com as gerações futuras, identificando problemas e sugerindo possíveis soluções; sensibilizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; estimular para que se perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza; incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais; integrar a escola com a comunidade, evidenciando a extensão; e realizar intercâmbios de conhecimento entre alunos dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior e pós-graduação.

O evento contou com as seguintes atividades: palestra “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Ribeirão Cacau – Alvorada D’Oeste/RO”, com João Paulo Papaleo, Engenheiro Ambiental da Sedam; palestra “Práticas Conservacionistas do Solo e da Água”, com Jorge Valdemir Murer, da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Cacoal; palestra “Projeto Reviver Rio Machado”, com Thalitta Silva Cota, Engenheira de Pesca da Sedam; oficina “Noções básicas de Google Earth PRO – Estudo de caso”, ministrada por Janice Ferreira do Nascimento, Engenheira Florestal do IFRO; palestra “Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Estado de Rondônia”, com Maricélia Messias Cantanhêde dos Santos, Coordenadora de Educação Ambiental/CEAM-Sedam; palestra “Outorga de Recursos Hídricos e Construção de Barragens e Represas”, ministrada por Danielly Sant’ Anna, Bióloga e Coordenadora de recursos Hídricos da Sedam, e por Adailton Patrício Paulino, Chefe de Segurança de Barragens da Sedam.

A Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Coordenadora de Educação a Distância e Coordenadora do Evento, destaca que este é o segundo ano em que o campus realiza a Semana do Meio Ambiente na modalidade on-line devido à pandemia da covid-19. “Porém é importante ressaltar que o número de participantes é sempre maior do que no presencial devido à plataforma ser de fácil acesso e a divulgação ter alcançado o público de interesse da semana, que além da comunidade acadêmica da área de Florestas, também atinge profissionais das áreas correlatas. O evento contou com 234 participantes, e destes, 46 egressos dos cursos técnicos do IFRO. Com cinco palestras, uma oficina e uma mostra de software vinculado à área de floresta. Durante a semana, o público realizou perguntas importantes para os palestrantes nas diversas temáticas apresentadas. Entendemos a necessidade da discussão abordada no evento da semana do meio ambiente e ressaltamos o seu poder de sensibilização da comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, principalmente na região amazônica”, avalia a professora.

Para a também Coordenadora do Evento, Professora Janice Nascimento, “a Semana do Meio Ambiente é um momento em que podemos dar mais visibilidade para diversas questões ambientais que geralmente passam despercebidas ao longo do ano, por isso considero uma data muito importante. Como Coordenadora do curso de Engenharia Florestal, poder proporcionar aos nossos alunos discussões sobre essa temática com profissionais experientes só enriquece a formação profissional deles. Durante o evento, também tive a oportunidade de ministrar a oficina de ‘Noções básicas de Google Earth’, um programa bem simples, mas muito útil para quem trabalha na área ambiental, como os alunos da engenharia florestal e os servidores da Sedam, que foram o público-alvo”, relata.

A Chefe do Departamento de Extensão, Ellen Vieira Pacífico Silva, ressalta que “a atuação do IFRO, Campus Ji-Paraná, juntamente com a Sedam durante a Semana do Meio Ambiente demonstra o comprometimento que as duas instituições têm com a comunidade do Município de Ji-Paraná e região”.

Na visão da direção de campus as atividades reforçam os interesses institucionais de consciência coletiva em relação à preservação ambiental. “A realização de evento alusivo à Semana do Meio Ambiente já é uma tradição no Campus Ji-Paraná. Não poderia ser diferente, tendo em vista ser a área de Florestas uma das áreas de atuação do nosso campus. A parceria com a Sedam foi extremamente oportuna e nos permitiu tratar de temáticas como recursos hídricos, solos, queimadas”, disse a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta.

• Evento_em_Ji-Paraná_1
  • Evento_em_Ji-Paraná_2