Campus Ji-Paraná realiza novas formações do Encontro Pedagógico abordando temas relacionados à BNCC e ao Novo Ensino Médio.

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 12h34 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 12h34 | Acessos: 80330

Encontro Pedagógico no Campus Ji Paraná 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou novas etapas do Encontro Pedagógico, dos dias 7 a 9 de junho. O objetivo do evento foi discutir temas relacionados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao Novo Ensino Médio.

Foram convidados palestrantes externos para relatar experiências relacionadas aos temas e à educação midiática. O evento aconteceu de forma on-line com a participação dos servidores do Campus Ji-Paraná. No dia 7 de junho, ocorreu a palestra “Estrutura e funcionamento da EPT”, ministrada pela Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF), Heise Aires Arêa.

Para Heise, o encontro significou uma oportunidade de troca de experiência. “O exercício de sistematizar nossa prática é muito oportuno para nós e poder oferecer o nosso trabalho para o olhar de colegas é um momento de agregar outros olhares aos nossos. Foi um momento muito proveitoso”, afirmou. Entre as pesquisas que ela está realizando está a investigação que busca compreender as políticas educacionais, sobretudo a política para a permanência e êxito dos estudantes na educação pública.

No dia 8 de junho, o tema “O diálogo entre a Base Comum Curricular e os PPCs” teve como ministrantes professores do IFF, João Felipe Borges e Raphael Veloso. “Acredito que foi uma oportunidade muito rica e a troca de experiências nesse nível é uma oportunidade para repensar e reavaliar diversos posicionamentos no âmbito de nosso planejamento. As colocações e questionamentos dos presentes foram preponderantes para a condução dos assuntos tratados e ajudaram a amarrar os pontos da apresentação. Sou grato pelo convite, acolhida e por proporcionarem esses ótimos momentos para falar de nosso trabalho”, diz Raphael Veloso.

No dia 9 de junho, a abordagem foi “Educação midiática e BNCC”, ministrada por Daniela Machado. Daniela Machado é jornalista e corresponsável pelo conteúdo EducaMídia.

Segundo a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andreia Mendonça dos Santos Lima, “a semana do Encontro Pedagógico foi muito proveitosa, pois aprendemos e discutimos sobre assuntos relacionados à nova Base Nacional Curricular e suas implicações para o ensino EPT, bem como refletimos sobre nosso papel neste contexto, pois esta aprendizagem nos trouxe novas possibilidades de construção de conhecimento”.

No depoimento da Pedagoga Ana Quiovetti do Nascimento: “em 2021 a equipe pedagógica, juntamente com a Diretoria de Ensino, desenvolveu atividades do projeto de encontro pedagógico com técnicos do ensino e docentes, no 1º semestre no mês de fevereiro e março finalizando as atividades agora em junho de 2021”.

“O Projeto que teve como temática: Ensino em tempos remotos – os caminhos do conhecimento para a sala de aula atual no IFRO, inicialmente trouxe questões e atividades voltadas para a prática pedagógica docente não presencial disponibilizadas por meio da plataforma do ambiente virtual de aprendizagem, com temáticas diversificadas, através de oficinas práticas, debates, seminários e painel, a qual denominamos de Parte I que ocorreu nos meses de fevereiro e março de forma on-line. Já na parte II, trabalhamos por meio de palestra on-line a temática sobre a BNCC: o diálogo entre a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Pedagógicos de Curso em parceria com o Campus Itaperuna – IFFluminense e na parte final do projeto, promovemos uma palestra inicial sobre Educação Midiática por meio de parceria com o Instituto Palavra Aberta, e pretendemos dar continuidade no 2º semestre deste ano”, completou Ana, que é Coordenadora do Projeto.

Os servidores participantes agradeceram as apresentações e fizeram observações dentro do ambiente do Google Meet sobre o aproveitamento do conteúdo discutido.  “A programação trouxe estratégias pedagógicas propícias para o momento atual de ensino remoto das quais no decorrer do ano letivo, percebe-se claramente o impacto positivo nas atividades de ensino aprendizagem dos estudantes que frequentemente tem tecido elogios sobre a atuação da equipe de ensino e dos docentes, que atualmente vem acontecendo de forma on-line”. Ressaltou Ana Quiovetti, que também destacou a importância das parcerias criadas com servidores tanto internamente no âmbito do IFRO, quanto com outras instituições para a realização das atividades propostas e o sucesso que foi este projeto.

• Encontro_Pedagógico_no_Campus_Ji-Paraná_1
  • Encontro_Pedagógico_no_Campus_Ji-Paraná_10