Campus Ji-Paraná promove ações de pertencimento para alunos da educação a distância

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h12 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h12 | Acessos: 156378

1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, iniciou na quarta-feira, 14/4, Ações de Pertencimento para alunos da modalidade EaD (Educação a Distância). Participaram estudantes dos cursos Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio e Superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e em Gestão Pública.

A equipe do Campus Ji-Paraná promoveu atividades com os cursos: Acesso Informacional – Portal de Periódicos (Cleuza Diogo Antunes) e Formação para Utilização dos Recursos Minha Biblioteca/IFRO (Evandro Silva de Souza). Os dois servidores são bibliotecários na unidade.

Segundo Cleuza Antunes, “as ferramentas de pesquisa virtual são fundamentais para prover o acesso a materiais de informação neste momento de pandemia que estamos passando. A Biblioteca do Campus Ji-Paraná preocupa-se em oferecer orientações para que todos os nossos alunos façam uso desses recursos. Os alunos dos cursos EaD estão sendo acolhidos por meio de atividades que contribuem para sua autonomia no IFRO Ji-Paraná. Ficamos felizes em contribuir e esperamos que todos façam uso do Portal da Capes, da Minha Biblioteca e também da Biblioteca física que o campus dispõe”.

A ação é norteada para promover o pertencimento do aluno no campus, que é uma conexão pessoal, fundamental na área educacional, e estão evidenciados nestas ações a participação, o compromisso, a responsabilidade e o protagonismo do aluno em relação ao curso, aos amigos e à instituição, independente do ambiente de aprendizagem.

Segundo a Coordenadora de Educação a Distância do Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, “certamente a EaD oferece oportunidades flexíveis de aprendizagem, vinculadas à heutagogia, porém o pertencimento para o aluno pode representar uma maneira de melhorar suas experiências e realizações, com projetos, acolhimento, orientação e incentivo, promovendo uma ação de permanência e êxito”.

A Professora Ilma lembra ainda que na sexta-feira ocorre a Roda de Conversa: Documentais, Aplicativos e Ações Educacionais vinculadas à Caed (Coordenação de Assistência ao Educando), ministrada pelo Coordenador Joelson Dias da Silva. Serão tiradas dúvidas dos alunos sobre regimentos, ações no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) e requerimentos, entre outros esclarecimentos que os alunos do IFRO necessitem.