Acadêmicos de ADS em Campus Ji-Paraná participam de Ciclo de Palestras

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 14h06 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 14h07 | Acessos: 154426

ADS Jipa 1Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, estão participando de um Ciclo de Palestras. A atividade ocorre dentro da disciplina de Tecnologias da Informação e Meio Ambiente.

A ação objetiva apresentar as possibilidades de desenvolvimento de software vinculadas ao setor agropecuário, que está em franco desenvolvimento, promovendo durante o mês de março palestras e debates com representantes da Secretaria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). Segundo a Professora Ilma Fausto, o ciclo de palestras foi criado com a intensão de contextualizar o setor agro e suas necessidades para ampliar a visão dos alunos no desenvolvimento de softwares e aplicativos (APP).

O Diretor Presidente da Emater - RO, Luciano Brandão, esteve presente virtualmente no dia 9/3/2021, com a palestra “Emater e o desenvolvimento da região”. Na avaliação dele, foi proveitoso poder apresentar os trabalhos de inovação tecnológica nesta área de softwares que a entidade vem desenvolvendo ao longo desses últimos dois anos em Rondônia. O Diretor ainda ressaltou a importância de a academia estar mais integrada com os anseios da população e das cadeias produtivas necessitam.

“Foi a oportunidade de dizer para eles que esse case do agronegócio, da tecnologia, da Internet das Coisas, o mundo agro precisa, especialmente a agricultura familiar, que essas tecnologias cheguem e façam com que o produtor produza mais, tenha mais produtividade e, principalmente aqui na Região Norte, que consigamos produzir com sustentabilidade, neste bioma amazônico”, afirmou Luciano Brandão.

Os cursos superiores de tecnologia em ADS ofertados pelo IFRO pretendem formar tecnólogos com competências e habilidades que os tornem capazes de atuar no desenvolvimento de sistemas, analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Entre os objetivos específicos do curso estão a preparação para a inovação tecnológica e a implantação e gestão de sistemas de informática nas empresas públicas e privadas. Além de aplicar as tecnologias da informação e comunicação em processos que promovam o desenvolvimento regional, com impactos positivos nos sistemas de gestão das tecnologias; e orientar procedimentos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o atendimento às necessidades presentes e tendências de inovação tecnológica, como subsídio e suporte às empresas.

• ADS_Jipa_1
  • ADS_Jipa_2